CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2016

    Ação sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha será enviada para Moro

    Acórdão de julgamento do STF que abriu ação será publicado nesta quarta (5). Há três semanas, Teori Zavascki determinou envio de ação para o Paraná.

    Divulgação/Arquivo

    A decisão que autorizou a abertura de ação penal contra o deputado cassado Eduardo Cunha em razão de contas na Suíça foi divulgada no "Diário de Justiça Eletrônico" nesta terça-feira (4) e será considerada publicada na quarta (5). Trata-se do acórdão do julgamento, que é um resumo da decisão tomada.

    A publicação permitirá que a ação penal seja remetida definitivamente ao juiz Sérgio Moro, do Paraná, a quem caberá analisar o caso. A mulher de Cunha já é alvo de ação penal em relação ao tema e agora o ex-parlamentar também responderá em Curitiba.

    Há cerca de três semanas, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio para o Paraná da ação, na qual Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Bênin, na África, e usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

    O ministro condicionou, porém, a remessa do processo à publicação da decisão do julgamento que abriu a ação penal. Por isso, o caso ainda não tinha sido enviado para Moro.

    Desde que perdeu o foro privilegiado, uma ação contra Cunha que o acusa de receber propina por contrato de navio-sonda foi enviada para o Tribunal Regional Federal da 2ª região e outros processos foram para outros magistrados em Brasília e no Rio de Janeiro.

    O caso sobre as contas, que tem provas coletadas pelo Ministério Público da Suíça, será o primeiro contra Cunha que chegará às mãos de Sérgio Moro.



    Da TV Globo, em Brasília
    Por: Mariana Oliveira