CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/09/2016

    Produção industrial de Mato Grosso do Sul segue melhorando, aponta Radar da Fiems

    Divulgação

    O índice relativo à produção industrial sul-mato-grossense segue melhorando e, em agosto, marcou 48,1 pontos, indicando uma evolução de 2,3% na comparação com julho deste no, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas estaduais. “Esse desempenho sinaliza que na passagem de um mês para o outro houve aumento do número de estabelecimentos com a produção estável ou em elevação. É importante ressaltar que desde o início de 2016 o indicador vem apresentando trajetória ascendente, porém, ainda permanece abaixo dos 50 pontos”, analisou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

    Ele acrescenta que em agosto 26,6% das empresas apresentaram queda na quantidade produzida, contra 42,2% em igual mês de 2015, enquanto os estabelecimentos que apresentaram produção estável ou em elevação aumentaram de 57,8% para 73,4%. Em relação à ociosidade, a Sondagem Industrial da Fiems aponta que o indicador ainda permanece alta, pois, para 48,9% dos respondentes, a utilização da capacidade instalada esteve abaixo do usual para o mês, com o índice ficando em 37,8 pontos em agosto e segue muito abaixo do patamar considerado adequado para o período, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos.

    Segundo Ezequiel Resende, as expectativas quanto à demanda seguem positivas pelo quarto mês consecutivo, com o índice atingindo 52,8 pontos em setembro, crescimento de 3,9% em relação a agosto. “Esse é o quarto mês consecutivo em que o resultado fica acima da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza perspectiva de aumento da demanda para os próximos seis meses. Outra variável que ficou no campo positivo foi a compra de matéria-prima, com 51,9 pontos, porém, os índices relativos ao número de empregados e quantidade exportada mostram que não deve ocorrer crescimento para as duas variáveis no período considerado na avaliação dos respondentes”, pontuou.

    ICEI

    O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) cresceu 4,3 pontos na passagem de agosto para setembro e, com o resultado, alcançou 55,5 pontos, ampliando ainda mais a distância da linha divisória de 50 pontos, indicando aumento da confiança dos empresários. “O Índice é o maior desde março de 2014 e vale ressaltar que a atual tendência de recuperação da confiança acontece desde maio de 2016, desde então o índice aumentou 15,1 pontos. Adicionalmente, considerando os componentes do ICEI - condições atuais e expectativas), há crescimento em ambos na comparação mensal - 5,1 pontos em condições atuais e 3,7 pontos em expectativas”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

    Na análise de todos os componentes do ICEI de expectativas ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos, ou seja, para os próximos seis meses o empresário industrial espera melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e no desempenho da própria empresa. Outra confirmação de que a situação no setor industrial começou a mudar é que, em setembro, para 40% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, sendo que antes esse percentual ficava próximo de 70%, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 33,7% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 32,2% dos empresários, sendo que para 48,3% elas não se alteraram.

    Para os próximos seis meses, 17,2% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto em agosto esse percentual era de 20,4%. Em relação à economia estadual, o pessimismo foi apontado por 16,3% dos participantes da pesquisa em setembro contra 18,8% em agosto e, quanto ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 13,2% dos respondentes mostraram-se pessimistas contra 14,9% do mês anterior. Por outro lado, 45,2% dos empresários estão confiantes em relação à economia nacional, enquanto no caso da economia do Estado esse percentual é de 43,5% e, considerando apenas a própria empresa, o índice chega a 54,9%.

    O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems reforça que em relação à intenção de investir a melhora é a maior dos últimos 11 meses. “O índice relativo à intenção de investir do empresário industrial aumentou 7,8% na passagem de agosto para setembro, o indicador passou de 39,5 para 42,6 pontos. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior a evolução foi de 19,3%, equivalente a 6,9 pontos de crescimento. Por fim, o índice de intenção de investimentos varia de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, finalizou.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Daniel Pedra