"De bem intencionado o inferno está cheio", o velho adágio popular foi atualizado pelos celulares LG para "de bom celular a polícia está cheia". À exceção da última versão da marca vendida no Brasil, todos os demais aparelhos carregam um sistema que foi, originalmente, pensado para proteger seus proprietários e transformaram-se no inferno das centrais de atendimento da polícia. Esses celulares acionam o número 190, exclusivo da polícia, quando são pressionados por quatro vezes. Pode parecer estranho, mas basta você carregar ligado o celular no bolso traseiro de sua calça para que ele, quando pressionado, disque automaticamente para o 190 sem que seu proprietário acione uma só tecla. Os proprietários desses aparelhos não sabem que estão discando para a polícia. São conhecidas como "chamadas de bunda".
No outro lado da linha cria-se momentos de tensão. Os policiais encarregados de atender as ligações insistem em descobrir o que está acontecendo. Ouvem ruídos que nada esclarecem. Suspeitam de sequestros, assaltos e roubos que estariam acontecendo naquele instante. Nada menos que 72% das ligações feitas ao 190 são "chamadas de bunda". Um absurdo surreal. Não há no país algum órgão ou entidade que resolva o problema. A Anatel seria, em tese, a responsável por solucionar o problema, mas tão esvaziada, como qualquer órgão federal, afirma que nada pode fazer. Enquanto isso, o 190 trabalha com 28% de sua capacidade instalada e em clima de permanente tensão. Mais um absurdo do cotidiano brasileiro.
Fonte: campograndenews
Por: Mário Sérgio Lorenzetto
Link original: http://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/as-chamadas-de-bunda-os-celulares-da-marca-lg-congestionam-o-190