CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/03/2015

    Simone Tebet pede a ministro plano estratégico de turismo para o interior do País

    Divulgação

    A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) pediu ao ministro do Turismo, Vinícius Lages, que encaminhe ao Senado um plano estratégico da pasta para o interior do País. A solicitação foi feita durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, nesta quarta-feira (18). Vinícius Lages foi convidado para falar da agenda prioritária do Ministério para os próximos anos.

    "Nos apresente os projetos estratégicos em etapas mais avançadas para que nós possamos apoiar. Temos os Fundos Constitucionais, que podem auxiliar nos programas de qualificação de mão de obra e no setor comercial, temos os Fundos de Desenvolvimento, para obras de infraestrutura. Os recursos são poucos, mas nós podemos auxiliar no que é possível", disse Simone ao Ministro.

    Para a senadora sul-mato-grossense, há uma dívida secular com o interior do País. Ela afirmou que, diferentemente dos polos turísticos já consagrados, diversos roteiros interessantes precisam ainda de apoio do poder público para se desenvolver, especialmente na área de infraestrutura. Simone ressaltou a riqueza histórica, cultural e ambiental do interior do País e disse que este rico patrimônio ainda é desconhecido do brasileiro.

    A senadora citou o exemplo de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Indicado como melhor roteiro ecoturístico do mundo durante 12 anos seguidos e vencedor de prêmio internacional, o município é mais conhecido por estrangeiros que por brasileiros.
    "É um turismo muito caro por falta de infraestrutura logística. Hoje, mesmo com o câmbio alto, é mais barato viajar pelos países da América do Sul do que chegar ao Mato Grosso do Sul", lamentou.

    Turismo Sexual

    A senadora Simone Tebet também solicitou apoio do ministério para combater o turismo sexual. Como presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, ela alertou para o problema.

    "Quando falamos de turismo sexual estamos falando de meninas/moças e precisamos de ações para coibir essa mancha no Brasil. Solicitaremos informações para que nós possamos unir forças nessa luta", disse.


    Fonte: ASSECOM/JE
    Por: Raquel Madeira