CAMPO GRANDE - Ao participar na tarde de segunda-feira (16/3) do ato de lançamento da "Caravana da Saúde", o presidente da Assomasul, Juvenal Neto (PSDB), destacou a importância dos serviços que serão oferecidos pelo governo estadual à população de todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Neto ressaltou a necessidade de priorizar as áreas de maior carência de atendimento nos municípios.
“É um passo importante para atender as demandas que estão represadas. Hoje o principal problema dos municípios não são os atendimentos de alta complexidade porque essas conseguimos encaminhamento rápido, mas sim as de pequena e média complexidades porque exigem alto custo”, disse o dirigente municipalista.
Durante o ato, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou um termo de cooperação com todas as entidades que serão parceiras do governo do Estado.
Considerada uma das ações do governo do Estado para a reestruturação da rede de saúde de Mato Grosso do Sul, a Caravana da Saúde oferecerá a população serviços que irão além de consultas, exames, atendimento ambulatorial e cirurgias em diversas especialidades.
O objetivo desse programa é oferecer atendimentos em diversas áreas, começando em Coxim, onde a Caravana inicia seus trabalhos.
Ao todo serão 10 veículos de instituições parceiras que vão colaborar no complemento das ações do programa. Lá, estarão disponíveis à população as carretas do Hospital do Câncer de Barretos e do Hospital do Câncer Alfredo Abraão, que prestarão serviços na área de oncologia.
Já o Sesc/MS e a ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia), estarão presentes com suas unidades móveis de odontologia, além da biblioteca itinerante, que vai levar mais cultura e informação para quem for utilizar os serviços da Caravana da Saúde.
ESTRUTURA
Durante a solenidade, o governador apresentou a estrutura e o cronograma de atendimentos da Caravana da Saúde, que vai atender as 11 microrregiões de saúde do Estado (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas) mensalmente, abrangendo os 79 municípios do Estado e garantindo à população atenção e agilidade na assistência à saúde.
Para a realização dos atendimentos, a Caravana contará com uma estrutura formada por veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias.
A estimativa é de que em suas 11 visitas, a Caravana realize cerca de 18 mil procedimentos no âmbito SUS, nas especialidades de Ortopedia, Oftalmologia, Urologia, Cirurgia Geral e Ginecologia.
Além de consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas.
Além da Assomasul, são parceiros do governo, Associação Brasileira de Odontologia, Corpo de Bombeiros, Cassems, CER/Apae, Datasus, Defesa Civil, Detran, Exército Brasileiro, Famasul, Fecomércio, Fiems, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, Fundação do Trabalho, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Hemosul, Grupo Onça Pintada, Polícia Civil, Polícia Militar, Procon, Sanesul, Secretaria de Educação, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Senac, Senar, Sesc, Sesi, Tribunal de Justiça e UFMS.
Fonte: ASSECOM/JE
Por: Willams Araújo