![]() |
Vander Loubet e Delcídio Amaral Foto: Gerson Walber |
Deputados eleitos do PT neste pleito reuniram-se na casa do candidato ao governo, senador Delcídio do Amaral (PT), um dia depois da derrota sofrida pelo partido nas urnas em Mato Grosso do Sul para avaliar as falhas e definir atuação da bancada estadual e federal.
Com exceção do deputado federal eleito, ex-governador Zeca do PT, participaram da reunião os deputados estaduais Amarildo Cruz, Pedro Kemp, Cabo Almi e o mais novo integrante João Grandão. E dos federais, Vander Loubet. Também estava presente o presidente regional do partido, prefeito de Corumbá Paulo Duarte.
Deste encontro, Paulo Duarte ficou de conversar com a Executiva para definir uma plenária onde serão discutidas as falhas desta campanha e o novo rumo do partido. O grande encontro deve ser realizado na próxima semana.
Numa avaliação prévia, os petistas não viram com tanto pessimismo o resultado das urnas no Estado. “Tivemos 44% dos votos, apesar de toda campanha de ódio contra o PT”, avaliou Kemp.
Amarildo foi mais crítico em relação às falhas do partido nesta disputa eleitoral. Na avaliação do deputado 30% do eleitorado eram simpatizantes ao PT que acabou votando no adversário Reinaldo Azambuja (PSDB). “Não votaram no Reinaldo porque acharam as propostas melhores, mas porque não fomos capazes de convencer esse eleitorado”, afirmou.
O petista disse ainda que a atuação das bancadas não vai alterar muito. “Na Assembleia vamos continuar fazendo oposição ao governo como foi com André Puccinelli. No Congresso, vamos ajudar o Estado, mas fazer base de sustentação para presidente Dilma”, pontuou.
2016
Mal avaliaram a derrota e os petistas já estão de olho na eleição de 2016. Para isso, precisam reestruturar o partido para a próxima disputa. “Estamos nos organizando para 2016”, disse Amarildo. Apesar os preparativos, os parlamentares preferem não falar em nomes.
Fonte: Midiamax/JE
Por: Juliene Katayama
Por: Juliene Katayama