Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    22/09/2013

    Campo-grandenses comemoram primavera com doação e plantio de ipês na Afonso Pena

    Foto: Luiz Alberto


    Em comemoração ao início da primavera, comemorado neste domingo (22), Campo Grande recebeu o plantio de pelo menos 130 ipês de cores variadas, na avenida Afonso Pena. A ação tem como objetivo mostrar à população o benefício das árvores no meio ambiente e a importância delas para a qualidade de vida nas cidades, promovendo uma conscientização ambiental. Além disso, cerca de 400 mudas de arvores frutíferas estão sendo distribuídas gratuitamente.

    O plantio começou às 8h, em frente ao Parque das Nações Indígenas, com variadas espécies de Ipê e distribuição de mudas de espécies frutíferas como goiaba, pitanga e acerola, na Praça das Águas, em frente ao shopping.

    A programação segue às 10h, com plantio de 50 mudas de árvores da espécie Guapuruvu, na Afonso Pena, próximo à Igreja Perpétuo Socorro.

    Para a professora de gestão ambiental, Carla Denadai, 36, levar a educação ambiental às pessoas é fundamental. “Colocar a mão na massa desperta e leva para o cotidiano das pessoas o interesse pelo meio ambiente”, afirma.

    A filha de Carla, Alice Denadai Espíndola, 8, esteve participando da ação. Com as mãozinhas sujas da terra, a pequena conta que gosta muito de plantar. “A gente tem uma hortinha na escola e plantamos até um abacaxi”, disse entusiasmada.

    A acadêmica de saneamento ambiental da UFMS, Sara Santana, 18, disse que o trabalho de conscientização junto as pessoas é fundamental para o meio ambiente. “Nos viemos participar dessa ação como voluntários e a gente vê que as pessoas estão interessadas e que querem plantar. É importante essa atitude”, declara.

    Conforme o diretor da Semadur (secretaria Municipal de Meio Ambiente), Raimundo Moreira Araújo, as ações de plantio e doação de mudas fazem parte de um planejamento da prefeitura de arborização da cidade.

    “Do começo do ano até agora já contabilizamos 3,9 mil mudas entre plantadas e doadas e pretendemos plantar mais 3 mil até o final do ano. Agora começa a época de chuvas, quando consequentemente é intensificado o plantio. Aqui na Afonso Pena foram 80 ipês de cores variadas, plantados pela extensão do canteiro e serão mais 50 árvores na frente da Igreja Perpétuo Socorro”, conta.

    Raimundo informa que Campo Grande está ente as cidades mais arborizadas do país com uma média de 73 m² de cobertura vegetal por habitante, enquanto o ideal seria de pelo menos 15m²/habitante.

    “A região do prosa é a mais favorecida, com 153m²/habitante e a Lagoa que tem menos com 35m²/habitante, ainda sim esta mais que o dobro do considerado mínimo. Do total de árvores na cidade temos 96% nos canteiros e calçadas, 3% em canteiros centrais e menos de 1% em praças e rotatórias”, contabiliza.

    Segundo Raimundo, a prefeitura tem um viveiro próprio com mais de 80 mil mudas que serão utilizadas principalmente nos bairros onde tem previsão de asfaltamento e em outras localidades. Contudo, se entidades ou mesmo pessoas físicas tiverem interesse justificável, podem solicitar exemplares por meio do telefone 3314-3152.


    Foto: Luiz Alberto


    Fonte: Midiamax
    Por: Diana Gaúna
    Foto: Luiz Alberto