Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    09/12/2011

    Parque dos Ervais em Ponta Porã já tem 30% de obras concluídas




    Projeto do Parque dos Ervais.

    O governador André Puccinelli visitou na manhã de hoje (9) as obras do Parque Estadual dos Ervais, um complexo de esporte, lazer e cultura que está sendo construído pelo governo do Estado como obra emblemática na cidade de Ponta Porã. A obra que é um presente para a população faz parte do programa MS Forte e está 30% pronta.

    A visita do governador foi acompanhada pelo prefeito Flavio Kayatt e membros da construtora responsável pela execução do Parque. Na entrada do Parque dos Ervais já estão prontos os pilares do pórtico de entrada que terã 12 metros de altura cada. Os trabalhos de base estão avançando nos pontos onde serão implantados os diversos equipamentos para atividades culturais e esportivas.

    De acordo com o engenheiro da obra, Luiz Carlos Moraes, além da conclusão do pórtico na entrada do parque já esta 80% pronta uma ponte de 80 metros quadrados que ficará sobre um lago. Das duas quadras poliesportivas que serão construídas, uma já está quase pronta faltando apenas o cercamento. No local também serão edificadas duas quadras de areia e um campo de futebol.

    O Parque dos Ervais está localizado na avenida Brasil esquina com a rua Comandante Cardoso. As obras fazem parte da primeira etapa do empreendimento, e representam investimento de R$ 11,284 milhões. Em uma segunda etapa será construído dentro do Parque o Museu da Erva Mate. Serão mais R$ 7 milhões de investimentos. A área onde está sendo construído o parque conta com 70 mil metros quadrados.

    Ponta Porã terá 95% de esgoto tratado até 2014

    O governador André Puccinelli e o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, entregaram hoje (9) no município de Ponta Porã diversas obras de saneamento com investimentos de R$ 14,6 milhões. São obras que trazem melhorias nos sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES) da cidade.

    As obras de esgotamento sanitário inauguradas referem-se à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Estoril, implantação de rede coletora de esgoto, ligações domiciliares de esgoto, construção de estações elevatórias, implantação de sistema de telemetria, trabalho social e projeto de engenharia.
    Já para o sistema de abastecimento de água, a Sanesul fará a entrega da perfuração, ativação e adequação de poços tubulares profundos, implantação de adutoras, sistema de tratamento, construção de reservatórios e elevatórias de água tratada, implantação de rede de distribuição, entre outras obras.

    “Estamos hoje comemorando um dos pontos que nos agrada mais que é a possibilidade de transformar indicadores de números pequenos em maiores. Até o termino do nosso mandato teremos 95% de esgotamento captado e tratado”, garantiu o governador André Puccinelli.

    Conforme o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o resultado dos investimentos na cidade demonstra a preocupação não só com a saúde da população, mas com o meio ambiente. “O esgoto não tratado era jogado nos córregos da cidade. São mais de 90 quilômetros para a implantação de rede de esgoto para devolver à natureza um esgoto captado e tratado”, ressaltou.

    De acordo com José Carlos Barbosa, os investimentos na cidade estão apenas começando. “Estes investimentos somados aos R$ 6 milhões já concluídos ultrapassam R$ 20 milhões em obras executadas na cidade. Ao longo de cinco anos estamos transformando Ponta Porã num canteiro de obras. E ela foi a primeira cidade brasileira a conseguir recursos do Focem [Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento do Mercosu]. Até 2014 os investimentos na cidade serão superiores a R$ 30 milhões”, afirmou.

    Na atual administração, os investimentos em saneamento e distribuição de água em Ponta Porã somam mais de R$ 30 milhões. Desse total, R$ 9 milhões foram investidos no abastecimento de água e o restante, no total de R$ 21 milhões, em esgotamento sanitário.

    O município, que no ano de 2006 possuía cobertura de esgoto de apenas 4%, chegará em 2012 com cobertura de 60%. “O governo do Estado e a Sanesul estão de parabéns. Ponta Porã está bem diferente com as obras de saneamento. Vamos chegar a 95% de cobertura em 2014 e isso é um marco para o Brasil porque se todas as cidades tivessem esses serviços com certeza a saúde seria melhor”, definiu o prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt.

    O governo do Estado e a Sanesul entregaram hoje a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, a implantação de 73.346 metros de rede coletora de esgoto, 3.027 ligações domiciliares, três estações elevatórias, 3.225 metros de linhas de recalque, 546 metros de coletor tronco, travessia, implantação de telemetria.

    Numa parceria da Funasa e governo do Estado também foi ampliado o sistema de abastecimento de água e implantados 1092 metros de rede de distribuição no distrito de Cabeceira do Apa, onde foram investidos mais de R$ 106 mil. Ponta Porã ganha também sistema de abastecimento de água em que foi perfurado e ativado um poço tubular profundo e adequados três outros poços. Foram implantados 3.680 metros de adutoras, mais o sistema de tratamento, reservatório apoiado para um milhão de litros, reservatório elevado para 150 mil litros (no sistema norte) e 25.357 metros de rede de distribuição.

    Mais obras

    Durante a solenidade de entrega das obras da Sanesul, o governador André Puccinelli assinou com a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal contrato para a construção de 217 unidades habitacionais. Além disso, o governador entregou a ponte de concreto armado sobre o rio São João na MS-380 no valor aproximado de R$ 1 milhão e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência.

    O prefeito Ponta Porã, Flávio Kayatt, fez questão de agradecer a parceria do governo estadual e da Caixa Econômica Federal. “Se hoje estamos assinando mais 217 casas com certeza é porque tem as mãos do Estado e da Caixa Econômica Federal. Cada casa tem a contrapartida do governo estadual de 3,5 mil por unidade e sem essa contribuição não conseguiríamos achar uma construtora para fazer esse serviço”, agradeceu. Com as 217 casas, o governo do Estado em parceria com a prefeitura chega à entrega de 350 unidades em Ponta Porã.

    Participaram da solenidade os deputados estaduais, Zé Teixeira e Antônio Carlos Arroyo e ainda o gerente regional da CEF, Ubiratan Rebouças.

    Bianca Caruso