CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/06/2014

    Nelore do Brasil e Marfrig anunciam os resultados da 2ª Etapa do Circuito Boi Verde

    Abate técnico aconteceu em Bataguassu e apresentou muita qualidade dos animais avaliados


    Reprodução

    A segunda etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças (CBV) aconteceu de 20 a 22 de maio, no Frigorífico Marfrig em Bataguassu, Mato Grosso do Sul. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, com apoio da Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore, equipe Marfrig e jurados, avaliou e definiu os vencedores dessa 2ª etapa do CBV. Foram três dias de avaliações e abates com a participação de 21 pecuaristas, todos sócios da ACNB, que somaram juntos vinte e dois lotes de animais.

    A cidade de Bataguassu recebeu pelo 12º ano consecutivo o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, avaliando a qualidade do rebanho de corte da região e definindo a eficiência do trabalho de melhoramento genético desenvolvido no Mato Grosso do Sul. Durante o circuito foram abatidos 2050 animais, dos quais 61,6% tinham até 24 meses (2 dentes), 88,3% pesaram de 17 a 21@ e 80% dos animais apresentaram acabamento mediano ou uniforme.

    De acordo com Guilherme Alves, Gerente de Produto da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – “Os resultados demonstram em mais um ano que os animais participantes apresentaram-se bastante jovens, pesados, bem acabados, em sua maioria castrados e a pasto. Esse é um ótimo resultado para a pecuária nacional e, consequentemente, para a raça Nelore”. “Esperamos crescer a cada ano com o número de animais avaliados para auxiliar os criadores no melhoramento do rebanho”, completa ele.

    O Programa de Qualidade Nelore Natural, fruto de uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e o Grupo Marfrig, premiou nessa etapa cerca de 1.701 animais, com a média R$41,42 por animal. O total geral ficou em R$70.470,11 de premiação para os pecuaristas. Este benefício é reservado apenas aos associados ACNB, devidamente cadastrados no programa.

    De acordo com Rafael Prado, Técnico da ACNB - “Gostaríamos de agradecer o empenho, a atenção e o comprometimento para a realização e o sucesso da 2ª Etapa do Circuito Boi Verde, no Frigorífico Marfrig. O apoio que o grupo Marfrig nos dá é essencial para a motivação e evolução dos criadores e suas equipes”.

    Os três primeiros colocados da 2ª Etapa do Circuito Boi Verde foram, respectivamente, os criadores Adilton Boff Cardoso com a Fazenda Segredo, Jacyra de Lourdes Hofig Ramos da Fazenda Nossa Senhora de Fátima e José Roberto Hofig Ramos, Fazenda Araçatuba. A Fazenda Segredo, de Adilton Boff Cardoso, conquistou o tão disputado primeiro lugar, com um lote de 108 animais. Do total de animais avaliados do lote vencedor 98,1% tinham idade entre 0 e 24 meses, 100% pesou entre 17 e 20@ e 97,3% teve gordura mediana ou uniforme.

    Para José Eduardo Lima, médico veterinário da Fazenda Segredo “Os resultados demonstram a precocidade dos animais abatidos, há muitos anos participamos de programa de melhoramento genético e hoje colhemos os frutos dos investimentos do passado. Os animais da fazenda são preparados totalmente a pasto. A raça Nelore tem muito potencial de crescer no país, principalmente por conta da idade de abate dos animais”.

    Resultado Circuito Boi Verde – 2ª Etapa 2014 em Bataguassu (MS)

    1. Adilton Boff Cardoso – Fazenda Segredo

    2. Jacyra de Lourdes Hofig Ramos – Fazenda Nossa Senhora de Fátima

    3. José Roberto Hofig Ramos – Fazenda Araçatuba

    Sobre o CBV

    Após o início das operações do Programa de Qualidade Nelore Natural, os abates técnicos passaram a ter a nobre função de mapear o desempenho frigorífico da raça Nelore no país e orientar os seus participantes quanto aos parâmetros de melhor liquidez de mercado. Com o formato de uma competição anual, o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais Nelore criados com condições distintas, para proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam.

    Sobre a ACNB

    A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 7 de abril de 1954. Sua sede está localizada na capital paulista. Possui ainda um escritório junto à sede da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba/MG. Tem por finalidade integrar criadores, invernistas e demais pecuaristas em torno de um objetivo comum: fortalecer e defender a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional. A pujança da entidade é reflexo da versatilidade, capacidade de adaptação e potencial produtivo da raça e de seus criadores.






    Fonte: ASSECOM/JE
    Por: Danyella Alves Ferreira - Gerência de Comunicação Nelore do Brasil