CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/03/2014

    Qual é a causa da Síndrome de Down?

    Divulgação

    A cor de nossos olhos, cabelos, altura, metabolismo, predisposição para engordar ou emagrecer e diversos outros fatores biológicos são definidos por nossos cromossomos. Tendo 42 deles, metade herdada de cada pai, adquirimos características genéticas hereditárias, que se desenvolvem de forma única com o tempo. A essa relação entre genes e características físicas é dado o nome de "fenótipo". 

    Dessa forma, o que define que os brancos tenham olhos e cabelos claros, os negros tenham cabelo enrolado e pele escura e os asiáticos e indígenas pele "amarela" e ausência de barba são os genes. A síndrome de Down, caracterizada pela presença de um gene a mais, muda o fenótipo de pessoas com essa condição justamente por isso. O mesmo acontece com albinos, por exemplo, que têm uma mutação celular, e, portanto, têm aparência semelhante na hora de definir cor de pele, feições e porte físico.

    Família com albinismo


    Entretanto, isso não significa que sejam iguais. A dificuldade que sentimos para diferenciar rostos de pessoas com a síndrome (ou reconhecê-las) na verdade vem de uma "falha" cerebral. Isso porque sentimos dificuldade para reconhecer rostos e expressões faciais de pessoas de etnias diferentes da nossa - a mesma razão pela qual há pessoas que dizem que brancos, negros, asiáticos ou índios são todos iguais. Assim, cada indivíduo com Down é único e tem características singulares, mas que muitas vezes não são reconhecidas devido ao nosso sistema de reconhecimento facial.

    O termo ofensivo e não aconselhável pelo qual algumas pessoas se referem à quem tem a síndrome de Down ("mongol"), inclusive, vem da errônea associação entre a doença e o povo da Mongólia, na Ásia. No século XIX, quando a mutação foi descoberta, chamava-se os brancos de "Caucasóides" (do termo caucasiano), os negros de "Negróides" e os asiáticos de "Mongolóides", o que explica de onde nasceu a associação. Hoje considerado desrespeitoso tanto para pessoas com a deficiência quanto para os asiáticos, a palavra nasceu da falta de conhecimento de cientistas antigos, que acharam que as pessoas que tinham Down, na verdade, herdavam genes asiáticos.


    Caucasóides, Negróides e Mongolóides


    E essa dificuldade pode ficar ainda maior uma vez que uma das deficiências causadas pelo cromossomo de Down é uma menor taxa de de ligações entre os músculos faciais, ou seja, pessoas com a síndrome têm menor capacidade de se expressarem através do rosto. Isso faz com que a inexpressividade, na leitura cerebral, seja como uma expressão em comum. O que significa, em resumo, que não é que todos sejam parecidos: é que, para quem não tem a síndrome, todas as pessoas que têm são "iguais" - o que quer dizer que para quem tem a síndrome, todo mundo com 42 cromossomos também deva parecer igual.







    Fonte: fatosdesconhecidos
    Por: Pietro Bottura