CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/09/2016

    China inaugura ônibus elevado! Será verdade?

    Chineses teriam inaugurado o que seria uma revolução nos meios de transportes: Um ônibus que passa por cima dos carros, podendo levar até 1200 passageiros! Será?

    China inaugura o primeiro ônibus elevado do mundo! Será verdade? (foto: Divulgação)

    A notícia surgiu em diversos sites e portais no começo de agosto de 2016 e mostra um novo conceito em transporte de passageiros: Um ônibus elevado que poderia levar até 1200 passageiros por viagem e, por ser elevado, deixaria os veículos de passeio livres para passarem por baixo dele. Ou seja, o TEB-1 além de levar centenas de passageiros, ainda deixaria as ruas e avenidas livres para os veículos de passeio.

    As fotos da inauguração do “ônibus do futuro” se espalharam pela web e muita gente ficou curiosa para saber se isso é verdade ou farsa!

    Será que esse ônibus existe mesmo?

    Verdadeiro ou falso?

    Após o alvoroço que a inauguração desse ônibus causou na web, vários sites começaram a questionar a veracidade das informações que estavam sendo compartilhadas por aí. Um bom exemplo é o Car News China, que mostrou vários indícios de que o Transit Elevated Bus (TEB-1) é apenas um conceito que ainda não está funcionando de verdade!

    O percurso real do ônibus elevado foi de apenas 300 metros, somente para ser mostrado aos investidores (que parecem ter comprado a ideia, investindo milhões no TEB-1.

    De acordo com o site CarPlace, as autoridades locais da cidade de Qinhuangdao (onde foi realizado o teste) não foram notificadas do acontecimento.


    Como mostrado na imagem abaixo, o ônibus não é um ônibus, mas também não é um trem, visto que os trilhos são apenas canaletas feitas de forma bem precária:
    Os trilhos são canalhetas improvisadas! (foto: Reprodução/Car News China)

    O Car News China também explicou que o projeto foi feito em apenas 2 meses, o que fez com que muitas peças do veículo fossem colocadas às pressas e sem a menor segurança:
    Feito às pressas, o projeto é cheio de gambiarras!

    Além disso, o TEB teria apenas 4,8 metros de altura, deixando o vão inferior com apenas 2 metros de altura para a passagem dos carros. Apenas veículos pequenos poderiam passar por baixo do ônibus. Uma pick-up, por exemplo, já não poderia passar!

    Veja na imagem abaixo que os engenheiros usaram um ar-condicionado residencial no ônibus, mostrando que o veículo não pode ir muito longe:
    Divulgação


    E, para quem ainda duvida que esse ônibus existe mesmo, olha aqui o local da fábrica da Qinhuangdao, responsável pelo projeto:
    Fábrica do TEB é um terreno baldio!

    Conclusão

    A ideia do ônibus elevado é até boa, mas o TEB ainda não está funcionando de verdade! Trata-se apenas de um protótipo feito para atrair a grana dos investidores desavisados!