CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/02/2016

    RIBAS DO RIO PARDO| Posse marca 41º sindicato visitado pelo presidente do Sistema Famasul

    Posse em Ribas do Rio Pardo marca 41º sindicato visitado pelo presidente do Sistema Famasul - Divulgação
    Em seis meses de atuação no cargo de presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito já visitou 41 sindicatos rurais do estado.

    O último encontro com as lideranças do interior de Mato Grosso do Sul aconteceu na noite desse sábado (20), na ocasião da posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo.

    O comprometimento do presidente foi destacado pelo presidente reeleito do sindicato, Robson Velos Ribeiro, durante o discurso de posse.

    “Aproximar a Federação dos sindicatos é uma promessa que você nos fez, Mauricio, e temos visto seu esforço em fazer do sindicato uma extensão da Federação e vice-versa. Receber a diretoria do Sistema Famasul em um dia festivo é algo que nos alegra”, destacou.
    O médico veterinário Robson Velos Ribeiro esteve à frente do sindicato rural do município no triênio 2013/2016 e foi reeleito para a condução da próxima gestão, entre os anos de 2016 e 2019. A primeira gestão é marcada por um expressivo avanço patrimonial da entidade e a implementação de cursos e programas do Senar/MS.

    “Em três anos praticamente dobramos nosso patrimônio, adquirimos veículos, e a chácara, onde vamos construir um centro de treinamento, um tatersal para leilão e, futuramente, um parque de exposição. Além disso, oferecemos 150 cursos de capacitação, entre formação profissional rural e programa social. Dentre eles, o projeto de assistência técnica gratuita ao produtor rural, o Hortifruti Legal, que atende produtores dos assentamentos Melodia e Nossa Senhora das Graças; e o programa Pingo D’Água, que visita várias propriedades e presta assistência odontológica gratuita”, afirmou.

    O presidente Mauricio Saito participou da solenidade acompanhado da diretora-secretária, Terezinha Cândido; e do diretor executivo, Lucas Galvan, que compuseram a mesa de autoridades junto com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos; com o vereador e mobilizador do sindicato rural, Luiz Antônio Fernandes; o delegado do município, Rafael Kenji; o capitão da Polícia Militar, Antônio José Neto; e o secretário da nova diretoria, Vanildo Souza, que representou os membros e associados.

    Na cerimônia, o presidente do Sistema Famasul afirmou que as ações dos primeiros três anos no sindicato rural refletem um trabalho pautado na ética e evidenciam o perfil empreendedor do presidente empossado.

    “Hoje é o 41º sindicato que eu visito desde que eu tomei posse, em agosto de 2015, e é uma alegria participar de eventos em que confirmamos a dedicação de diretorias e presidentes, como acontece aqui, em trazer aos produtores rurais e para o município, de forma geral, melhorias por meio de cursos e capacitações. Dentre os melhores exemplos está o projeto Agrinho, desenvolvido a partir da parceria entre o sindicato rural e o poder público, que atinge diretamente as crianças, multiplicando o conhecimento e promovendo a transformação”, afirmou.

    O projeto Agrinho também foi comentado pelo prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos.

    “Os cursos que o sindicato rural traz ao município promovem melhorias para toda população. Aderimos ao projeto Agrinho junto a nossa secretaria de educação e procuramos atender de forma ativa, pois o conhecimento hoje é para crianças, jovens de amanhã”.

    O vereador Luiz Antônio Fernandes, que representou a Câmara Municipal na cerimônia, já foi presidente do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo e é pai Robson Velos Ribeiro. Ao discursar, o mobilizador ressaltou a admiração pelo trabalho desenvolvido pelo filho.

    “Robson, você superou todas as minhas expectativas por ter demonstrado capacidade e firmeza, apesar de ser jovem. Que nessa segunda gestão você e sua diretoria, elevem ainda mais o nome dessa entidade sindical, que é a maior entidade de classe do município” disse.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.



    Fonte: ASSECOM/FAMASUL