CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/11/2017

    Prefeito de Corumbá não resiste a pós-operatório e morre aos 53 anos

    Cirurgia para corrigir aneurisma da aorta terminou às 18h15, mas Ruiter sofreu seguidas paradas cardíacas e faleceu às 0h28

    Ruiter estava em seu terceiro mandato como prefeito de Corumbá (Foto: Arquivo/Divulgação)
    O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB), morreu na madrugada desta quarta-feira (1) em Campo Grande, após passar por uma cirurgia para corrigir um aneurisma da aorta abdominal. Ele passou mal na segunda-feira (30), sentindo dores na perna e na barriga, sendo transferido à Capital no mesmo dia, de avião.

    Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura corumbaense, Ruiter sofreu várias paradas cardíacas no pós-operatório e oscilação constante da pressão arterial. Além disso, os medicamentos aplicados não surtiram efeito no prefeito, que não resistiu e teve morte confirmada às 0h28, cerca de seis horas após o fim da operação.

    Ruiter tinha problemas de pressão arterial e, por isso, a previsão era de que só atingisse as condições para a cirurgia nesta quarta. Porém, os médicos viram que ele estava apto já nesta terça-feira (31) e realizaram o procedimento no Proncor, terminando o trabalho por volta das 18h15. O prefeito recebeu uma prótese na aorta.

    Secretários municipais acompanharam o chefe do Executivo corumbaense em Campo Grande, entre eles o secretário de Saúde, Rogério Leite, que foi quem fez o primeiro atendimento a Ruiter, ainda em Corumbá. A cirurgia foi avaliada como bem sucedida, mas ainda havia a preocupação com o pós-operatório, período crucial na recuperação.

    Ele ficaria sedado, sem contato com visitantes e sob observação dos médicos na CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Proncor por 24 horas, para avaliar os efeitos da cirurgia. O problema de saúde detectado em Ruiter causa até 90% de mortalidade, sendo que na maioria das vezes os pacientes nem sequer conseguem chegar ao hospital.

    Por ora, não há mais detalhes sobre velório, translado do corpo para Corumbá, entre outras informações. Ruiter Cunha tinha 53 anos e deixa mulher, Beatriz Cavassa, e os filhos Rodrigo e Rafaela, além da mãe e da irmã.

    Vida política - Eleito prefeito em 2004 pelo PT, Ruiter nasceu em Corumbá no dia 24 de janeiro de 1964 e lá fez seu berço político, tanto que foi reeleito em 2008 e, em 2012, viu o PT eleger Paulo Duarte como seu sucessor na prefeitura.

    Antes de político, Ruiter era auditor fiscal do Estado. No período em que José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, foi governador, Ruiter chegou a ocupar o cargo de superintendente de Administração Tributária.

    Em 2014, ele foi candidato a deputado federal, tendo recebido 18.502 votos. A 26ª posição nas urnas garantiu a ele a primeira suplência da coligação. Porém, em 2015, alegando perseguição no partido, Ruiter se desfiliou do PT e foi parar o PSDB, onde contou com o apoio do governador Reinaldo Azambuja.

    Com o apoio tucano, Ruiter conseguiu ser eleito em 2016 prefeito de Corumbá pela terceira vez. Ele derrotou nas urnas justamente Paulo Duarte, que também saiu do PT, mas foi para o PTB. Esse era o primeiro ano de Ruiter à frente do novo mandato como prefeito de Corumbá, tendo como vice-prefeito Marcelo Iunes (PTB).

    Fonte: campograndenews
    por: Nyelder Rodrigues


    Imprimir