CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/11/2017

    PONTA PORÃ| NOVEMBRO AZUL: Câmara Municipal aderiu à campanha que visa prevenir casos de câncer entre os homens

    Câmara de Vereadores abriu espaço para que profissional do SESC pudesse expor objetivos da campanha Novembro Azul © CMPP
    Conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção do câncer entre os homens é o objetivo da campanha "Novembro Azul na Luta contra o Câncer de Próstata". Diante da grande importância da campanha para a população, a Câmara Municipal de Ponta Porã aderiu ao movimento, em nível nacional, que busca reverter uma triste realidade.

    "As estatísticas revelam que os homens morrem o dobro da quantidade de mulheres. Os homens morrem mais cedo. Em média vivem sete anos a menos que as mulheres, por diversos motivos: causas externas, doenças do aparelho circulatório, tumores, doenças do aparelho digestivo, doenças do aparelho respiratório. Por isso é fundamental prevenir. E no caso do câncer de próstata, trata-se da maior incidência entre os homens, sendo a quarta causa de morte por câncer no Brasil", alertou a enfermeira do SESC-MS, Esthefani Uchôa, convidada especial dos vereadores para proferir uma rápida palestra durante sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira, 07 de novembro.

    "O grande desafio é falar sobre a saúde do homem. As resistências existem justamente no grupo que está vulnerável. Uma delas é sobre o exame que detecta com precisão a existência do câncer na próstata. Em geral os homens também não fazem exames com frequência, levam vida sedentária e, por isso, contraem doenças que provocam as mortes mais precocemente", frisou Esthefani.

    Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o espaço da Tribuna Livre concedido pelos 17 vereadores e conclamou a população a se engajar na campanha do Novembro Azul. No final destacou medidas simples que representam grandes instrumentos de prevenção: "não fumar, manter o peso ideal, reduzir consumo de bebida alcoólica, de carnes vermelhas e alimentos defumados, seguir dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e realizar exames preventivos periodicamente".

    O presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso, destacou a importância do trabalho de divulgação das ações de prevenção desenvolvidas pelos profissionais da área da saúde junto da população.

    Após sua fala, Esthefani recebeu um certificado de Votos de Congratulações, proposto pelo 1° secretário da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio e aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Na honraria, os vereadores destacam o importante trabalho de saúde pública, desenvolvido por Esthefani e sua equipe junto à comunidade ponta-poranense, que, através do SESC-MS, possibilita às mulheres e homens uma atitude em prol da saúde, ajudando a detectar precocemente doenças e quais os caminhos a seguir, demonstrando muito empenho e solidariedade.

    Faculdade de medicina

    Em seguida os vereadores abriram espaço para que Luciano Dobbins, diretor executivo da UNIESP e Universidade Brasil, pudesse usar a Tribuna Livre para apresentar o projeto de implantação da Escola de Residência do curso de Medicina (Hospital Escola) em Ponta Porã.

    Luciano explicou que a viabilização deste grande investimento do grupo UNIESP e Universidade Brasil, é requisito para que a instituição possa colocar em funcionamento o curso de Medicina, aprovado junto ao Ministério da Educação, para o município de Ponta Porã.

    Reivindicações

    Durante a sessão os parlamentares também debateram diversos temas de interesse da população, especialmente a recuperação dos estragos promovidos pelas fortes chuvas dos últimos dias e ainda sobre a caótica situação vivenciada pelos moradores no tocante ao péssimo serviço oferecido pelas empresas de telefonia fixa e móvel.

    As maiores queixas são em especial à Vivo que presta serviços de telefonia celular e a Oi, na telefonia fixa e internet. Os vereadores afirmaram que recebem diariamente inúmeras reclamações da população sobre a baixa qualidade dos serviços que são caros e essenciais no dia a dia das pessoas e das empresas.

    Sobre os problemas registrados nos bairros e área central de Ponta Porã, especialmente depois das fortes chuvas dos últimos dias, os parlamentares apresentaram mais de uma dezena de indicações, solicitando ao Poder Executivo a realização de serviços de recuperação de ruas pavimentadas e também das que necessitam de patrolamento e cascalhamento, bem como reparos na iluminação pública.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir