CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/11/2017

    PARANAÍBA| I Seminário de Educação Inclusiva em Paranaíba


    A Secretaria Municipal de Educação de Paranaíba realiza nos dias 8 a 10 de novembro o I Seminário de Educação Inclusiva “Saberes da Inclusão Escolar” com objetivo de fornecer subsídios teóricos para professores e demais profissionais atuarem com alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE).

    O evento será aberto nesta quarta-feira (8) às 19h no anfiteatro da UFMS, com palestra do Prof.Dr. Thiago Donda Rodrigues, intitulada “ Seria a Escola um leito Procusto? Reflexões acerca da Educação Inlcusiva ” que fará reflexões acerca da Educação Inclusiva (EI). O docente, dos quadros da UFMS, entende que a Educação Inclusiva propõe uma mudança total no modelo escolar, para que possa receber a todos, no entanto, admite que essa mudança não aconteça “num piscar de olhos”, pois a inclusão sempre é um processo.

    Na quinta-feira (9), a primeira palestra será com a Prof. Me. Camila Pavaneti Batista, também da UFMS que através de experiências, quer evidenciar a relação entre a classe comum e o Atendimento Educacional Especializado. 

    Na mesma noite, a fonoaudióloga Maristela Bacchi Correa da Costa ministrará a palestra “ A contribuição do Recurso da Integração Sensorial para a prática pedagógica” . Ela explica que a Integração Sensorial é a habilidade de organizar e interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente, auxiliando nas atividades do dia a dia. 

    Na sexta-feira(10), o encerramento do Seminário ficará por conta da palestra “Ajustes metodológicos: caminhos para a inclusão”, com a Prof. Me. Edinéia da Silva Freitas. De acordo com o material de divulgação do evento, a construção de sistemas educacionais inclusivos exige mudanças substanciais no interior das escolas com processos diferenciados de ensino.

    Para a coordenadora de Educação Especial do município Raquel Marques Ribeiro dos Santos, é uma satisfação enorme promover a união de diferentes profissionais com diferentes saberes todos em defesa de um desenvolvimento integral dos alunos PAEE. Espera-se que este evento possa proporcionar novas reflexões em torno do processo de inclusão escolar dos alunos PAEE.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir