CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/11/2017

    Onevan acompanha integrantes do Fórum dos Caciques em audiências no Governo

    Lideranças indígenas apresentaram pleitos aos secretários Eduardo Riedel (Governo) e Maria Cecília Amêndola da Motta (Educação) 

    © Divulgação
    O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), acompanhou, nesta semana, as lideranças do Fórum dos Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul em audiências com os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo) e Maria Cecília Amêndola da Motta (Educação).

    Governo – Os integrantes do Fórum dos Caciques Indígenas, sob a liderança de Aguinaldo Arruda (Aguinaldo Terena), expuseram ao secretário Eduardo Riedel as atividades desenvolvidas pelo fórum, especialmente as articulações com o poder público e a sociedade organizada.
    © Divulgação
    Os indígenas solicitaram apoio do Governo do Estado para a realização da próxima edição do Fórum, que será realizada em fevereiro de 2018 na Aldeia Ínsua (Guató) – localizada na área territorial de Corumbá, a aldeia está a 40 horas de barco da sede do município, na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e na fronteira com a Bolívia.

    Educação – Durante a audiência com a secretária Maria Cecília Amêndola da Motta as lideranças do Fórum dos Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul discutiram a realização da Conferência Regional de Educação Escolar Indígena, que antecede a Conferência Nacional.

    “Agradeço ao deputado estadual Onevan de Matos por agendar e nos acompanhar nessas duas importantes audiências, nas quais pudemos expor as atividades que o Fórum dos Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul estão realizando, bem como requerer o apoio do Governo do Estado em nossas ações e políticas públicas aos povos indígenas”, explicou Aguinaldo Terena.

    Interlocução Política – O Fórum dos Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul foi criado com o objetivo de unir e fortalecer os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, discutindo políticas públicas e o fortalecimento da cultura indígena.

    Dentre os diversos temas discutidos, o Fórum dos Caciques Indígenas tem debatido questões pontuais do dia-a-dia das aldeias, como Saúde, Educação, obras de infraestrutura, o combate à violência e o fomento e fortalecimento à produção agropecuária.





    Por: Fernando Ortega 


    Imprimir