CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/11/2017

    AMPLA VISÃO| Sobram leis, falta sensibilidade!


    ESSE PAÍS... Na infância plantei café, colhi algodão, engraxei sapatos, vendi frutas e velas em cemitério. Experiências positivas. Lendo a notícia de que autoridades foram aos cemitérios da capital para autuar garotos que trabalhavam na limpeza de túmulos no Dia de Finados questiono: em plena crise, é melhor eles labutarem honestamente sem coação num ambiente sadio ou partirem para o mundo do crime? Brincadeira; sobram leis, falta sensibilidade!

    DESASTRE Faltam melhor divulgação e estratégia a campanha do cadastramento biométrico do TRE na capital. Até agora o número de eleitores que compareceram é pequeno. Além da burocracia que toma tempo dos interessados, ela está restrita a poucos postos de atendimento, quando o correto seria ir ao encontro dos eleitores. O uso da carreta do TJMS em pontos estratégicos dos bairros seria uma boa alternativa. Neste ritmo muita gente vai ficar sem votar em 2018. 

    REPETINDO: “Pesquisa eleitoral é igual biquíni – mostra o principal - mas esconde o essencial. Sem questionar a metodologia e aspectos envolvendo a pesquisa do IPEMS divulgada há pouco, fica a impressão de que o ex-governador André Puccinelli (PMDB) caminha para reeditar a performance do ex-governador Pedrossian no pleito de 1998. 

    1-FADIGA Quase 20 anos se passaram após aquela desastrosa campanha ‘pedrista’. O país é outro: internet, celular, sites independentes, escândalos, prisões, economia em recessão e a disputa acirrada no mercado de trabalho. O cenário é bem mais complexo. Os currais eleitorais diminuíram e aumentou o contingente de exigentes e esclarecidos.

    2-FADIGA Em 2012, sem estrutura e lideranças de peso, o candidato Alcides Bernal (PP) goleou o candidato Edson Giroto (PR) e 15 partidos ( 250 candidatos a vereador), apesar do apoio do ex-governador André, ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e outras lideranças de peso. O recado direto: o povo não aceitou mais aquele modelo impositivo. Pena - o vitorioso era pífio. 

    MEMÓRIA Em 2014 o candidato Delcídio do Amaral (ex-PT) era o favorito para o Governo do Estado - já no 1º turno. Seu adversário Reinaldo Azambuja (PSDB) partiu com força e depredou a sua imagem – antes intocável - imputando-lhe envolvimento em corrupção. Nem o apoio do Planalto e de André reverteram o desastre nas urnas.

    A PERGUNTA que repito: os vereadores e prefeitos do interior tem prestígio bastante para reverter os efeitos negativos do que rola nas redes sociais contra os políticos? Na conversa com eles ( interioranos ) sinto dúvidas no desafio de transferir seus votos para o candidato ao Governo. Quantos prefeitos vão bem? Já o vereadores, desgastados pelo salário, verbas indenizatórias e mordomias. O povo é malandro - mas enxerga! 

    CELULAR Quem não tem um? Só se for muito pobre, velho ou ignorante demais. Pouco a pouco todos vão aprendendo a manuseá-lo e acabam vendo as mensagens, notícias, charges e filmetes de toda espécie. Cada um tem potencial técnico para se transformar em repórter, flagrando fatos com consequências políticas danosas. 

    ‘OUTSIDERS’ são os estranhos, ‘ aqueles que não se enquadram na sociedade, vivem às margens das convenções sociais e tem seu próprio estilo de vida com suas crenças e valores”. Na França elegeram o novato Emmanuel Macron e nos ‘States’ Donald Trump. Esses estranhos, pela última pesquisa do Ibope chegam a 56% e são aqueles integrantes da parcela de indecisos , do voto em branco e do voto nulo. 

    ‘CASCATA’ Esse tipo de efeito das eleições presidenciais para as estaduais – pelas informações e cenário de insatisfação – tende a ocorrer em 2018. Se 56% dos eleitores não querem Lula e nem Bolsonaro, é sinal de que eles não querem gente de partidos tradicionais e que respondem a investigações ou processos por corrupção. A biografia manchada dificilmente será tolerada. 

    CASOS LOCAIS O deputado federal Zeca do PT está inelegível pela condenação no Tribunal de Justiça (MS) no caso ‘ Farra da Publicidade’. O ex-governador André com os bens bloqueados em processo ( ‘Lama Asfáltica’) na 3ª. Vara Federal desta capital. O ex-prefeito Nelson Trad Filho (PTB) e o deputado federal Luiz H. Mandetta (DEM) respondem a processo no caso Giza. O deputado estadual João Grandão (PT) condenado a 11 anos e 10 meses de prisão no TRF-1 no caso ‘Sanguessuga’. Deputado Vander Loubet (PT) responde a vários processos no STF por corrupção. 

    O CLIMA nas ruas é de repulsa. Fruto da corrupção sistêmica das lideranças e partidos tradicionais desfrutando do poder. Sinto isso nas filas do dia a dia na capital, onde não encontro os políticos. Como eu digo: eleitos, os políticos são tomados por um ‘incrível sentimento de pressa’ na relação com o eleitor. Temem cobranças de desempenho ou uma ‘mordida’. 

    DÚVIDAS Como ficará o cenário político? Quem serão os grandes beneficiados politicamente com a perda do ex-prefeito de Corumbá - Ruiter de Oliveira Lima que era do PSDB? Quem seria seu herdeiro político no seu grupo ou partido? Qual será a postura política do novo prefeito Marcelo Yunes (PTB) e como serão suas relações políticas com o Governo Estadual? 

    MANOBRA Para tentar escapar da Lava Jato muitos políticos investigados pela Polícia Federal, inclusive aqui, já optam por candidatura mais segura, trocando o Governo e o Senado por vaga na Câmara Federal. É a busca do foro privilegiado no STF, o paraíso da impunidade, onde demorou mais de 100 anos para um político ser condenado.

    EXPLICO: Se o juiz federal Sérgio Moro demora em média, apenas uma semana para aceitar uma denúncia do Ministério Público Federal, o glorioso STF precisa de 581 dias. Enquanto a tramitação penal no foro federal do Paraná leva apenas alguns meses, no STF a média é de 1377 dias, ou seja quase 4 anos. Convenhamos, muita diferença! 

    COMPARAÇÃO: O juiz Moro condenou o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) a mais de 15 anos de prisão depois de apenas 5 meses de sua prisão.. Já o senador Fernando C. de Mello (PRN), citado na Lava Jato em 2014, leva vantagem no STF onde corre seu processo; só no último mês de agosto ele se tornou réu. Vai empurrar com a barriga e o crime prescreverá se tiver mandato protetor. 

    DUAS OPINIÕES na mídia nacional. A primeira é do Secretário José Carlos Barboza (Sejusp) dizendo que o Governo Federal tem sido omisso e irresponsável no combate ao narcotráfico nas fronteiras do nosso Estado. A segunda - do ex-Juiz Federal Odilon de Oliveira advertindo de que sem medidas efetivas o narcotráfico estará incontrolável em poucos anos. Falta presença efetiva da Polícia Federal na fronteira e mais homens e estrutura na PRF. E quanto mesmo o Brasil gastou com as Olimpíadas, Copa e ajuda ao Haiti. Inverteram as prioridades.

    A PROPÓSITO Tem sim razões de sobra o governador Reinaldo (PSDB) quando pede ao Governo Federal atenção especial ao nosso Estado no item segurança. Indiretamente - lembra o governador - o Mato Grosso do Sul acaba assumindo a gestão de responsabilidade da União e nem por isso é recompensado financeiramente por isso. Um absurdo. 

    UTOPIA Cem anos após a Revolução Comunista na Rússia não se tem notícia de outra matança igual. Mais de 100 milhões de pessoas mortas pela fome e execuções sumárias. Nem nas duas Guerras Mundiais a matança foi tamanha. Pena que essa página ficou escondida por muito tempo da opinião pública. Mas os nossos comunistas estão por aí, vendendo ilusões aos idiotas e ingênuos. 

    APLICATIVOS Qual a força política dos taxistas para merecerem tamanha proteção política? Seriam eles eficientes cabos eleitorais? E os familiares dos motoristas dos chamados aplicativos, não merecem a mesma atenção nestes tempos de crise? O Brasil vai ficar na contramão como quer o PT? Basta de nichos de privilegiados. Vale a concorrência em benefício da população. O mundo mudou! Parabéns ao senador Pedro Chaves. 
    Saudade é a presença da ausência”. (Alceu Amoroso Lima)


    Imprimir