CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/10/2017

    TRÊS LAGOAS| Paranapungá e Santo André promovem ações de atenção às mulheres

    Como ocorreu em todas as unidades de Saúde, foi intensa a Campanha do Outubro Rosa com ações educativas e preventivas

    © Divulgação
    A Diretoria de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF Paranapungá e ESF Santo André, promoveu um dia especial de ações de atenção à saúde da mulher, inseridas na Campanha Outubro Rosa.

    Na unidade de ESF Paranapungá, coordenada pela enfermeira Rafaela Horta, as ações foram nos dois períodos de quinta-feira (26), quando foram atendidas mais de120 mulheres.

    “Foi um dia intenso e produtivo de atividades, em meio a muita alegria, descontração, carinho e atenção à saúde da mulher, com a participação de todos os profissionais da nossa equipe, incluindo os médicos e dentistas”, resumiu Rafaela.
    © Divulgação
    A coordenadora informou que foram realizadas 40 coletas de preventivo com distribuição de senhas (20 em cada período); mais de 50 consultas médicas para avaliação das mamas e solicitações de mamografia; atualização das vacinas; 40 avaliações com dentistas e orientações nos casos de necessidade de agendamento de tratamento ou encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); orientações para o Programa de Tabagismo e agendamento no Programa; roda de conversa educativa com a Farmacêutica da Unidade sobre a responsabilidade no uso de medicamentos; e exames de verificação de Pressão Arterial (PA) e Glicemia.

    ESF SANTO ANDRÉ

    Na unidade de ESF Santo André, coordenada pela enfermeira Lígia Pace, a movimentação das equipes dos profissionais da Saúde dessa unidade começou bem cedo, para deixar tudo pronto para o atendimento às mulheres, a partir das 7h desta sexta-feira (27).

    “Nossas ações serão também nos dois períodos, pela manhã e à tarde, quando realizaremos coleta de exames preventivos, consultas médicas e orientações educativas e preventivas da saúde da mulher e também encaminhamentos para mamografia”, informou a enfermeira Lígia.
    © Divulgação
    A movimentação começou com um especial café da manhã, servido pelas equipes de ESF às mulheres atendidas na Unidade.

    Com a participação da enfermeira estagiária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Jenifer Moreno, as mulheres receberam orientações práticas de como fazer o exame de toque das mamas.

    “É importante que nós, mulheres, aprendamos a fazer corretamente o exame de mama. Além disso, ao menos uma vez ao ano, precisamos procurar a Unidade de Saúde para consulta médica e avaliação”, orientou Jenifer.

    Nesta ação, voltada para a saúde da mulher, a unidade de ESF Santo André contou também com a parceria de empresas, entre elas uma de cosméticos, para o “incentivo e promoção da autoestima das mulheres”, como explicou a coordenadora Lígia.
    © Divulgação

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir