CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/10/2017

    TRÊS LAGOAS| Outubro Rosa será de ações voltadas para a saúde da mulher

    Preventivos, mamografias, avaliação médica, testes rápidos de sífilis e HIV e atualização de cadastros serão intensificados nas Unidades de Saúde


    A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe da Diretoria de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intensificar as ações de atendimento à saúde da mulher, neste mês de outubro.

    A começar com o evento de abertura oficial do “Outubro Rosa”, na noite desta segunda-feira (2), a partir das 18h30, no Plenário da Câmara Municipal, as ações do mês da campanha de prevenção e controle do câncer de mama e outros tipos de câncer, serão intensificadas em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, com ações específicas, voltadas para a saúde da mulher.

    A Campanha do Outubro Rosa, iniciada na década de 1990, tem a finalidade de despertar na população a conscientização da prevenção do câncer de mama e a cura quando diagnosticado a tempo.

    “O câncer de mama é o câncer de maior incidência nas mulheres de Três Lagoas, assim como ocorre em todo o País e no Mundo”, comentou a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko.

    Um dos objetivos da campanha do Outubro Rosa “é sensibilizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e também do rastreamento preventivo do câncer do colo de útero. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais são as certezas da cura”, disse.

    Portanto, neste mês do Outubro Rosa, na maioria das Unidades de Saúde, “nossas equipes da Saúde, entre outras ações, estarão incentivando as mulheres a fazerem o autoexame das mamas, para melhor conhecerem seu corpo e identificarem mais rápido qualquer alteração”, anunciou a diretora de Saúde.

    Nesta campanha, “estaremos também compartilhando entre as mulheres as inúmeras informações sobre o câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de boca e outros tipos de câncer que tanto afetam a saúde da mulher”, anunciou.

    PROGRAMAÇÃO

    Para isso, em algumas Unidades de Saúde será intensificado e também facilitado o acesso aos exames preventivos e mamografia.

    Maioria das Unidades de Saúde já havia enviado até esta segunda-feira a programação do Outubro Rosa.

    Na Estratégia de Saúde da Família – ESF Jupiá, no dia 18 de outubro, das 6h às 17h, serão intensificadas as seguintes ações: coleta de exames laboratoriais; coleta de preventivo; exame das mamas; atualização de carteirinha de vacina; atualização de cadastro (SUS e Consulfarma); pedido de mamografia; informações sobre pílula anticoncepcional; teste rápido de HIV e Sífilis; consulta de avaliação médica; e consulta de avaliação odontológica.

    ESF Vila Haro, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá palestra educativa para as mulheres, coleta de preventivo, consulta odontológica e encaminhamentos para mamografia.

    Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS São Carlos, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá coleta de preventivo, exame de mama, vacinação e avaliação bucal. Nessa mesma Unidade, haverá também uma outra programação, no dia 28, das 8h às 12h, concentrando as atenções na saúde da mulher.

    EACS Miguel Nunes, no Bairro Vila Nova, a programação especial, dedicada às mulheres, será também no dia 21, das 8h às 12h, com as seguintes ações: Aplicação de vacinas, coleta para exame preventivo, exame de mama, palestra sobre alimentação saudável, atualização de cadastro (SUS e Consulfarma), teste rápido IST – Inflamações Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre saúde bucal.

    ESF Paranapungá, as ações voltadas para a saúde da mulher serão no dia 26 de outubro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com a seguinte programação: 40 coletas de preventivo com distribuição de senhas (20 em cada período); 50 consultas médicas para avaliação das mamas e solicitações de mamografia; atualização das vacinas; 40 avaliações com dentistas e orientações nos casos de necessidade de agendamento de tratamento; orientações para o Programa de Tabagismo e agendamento no Programa; Palestra com a Farmacêutica da Unidade sobre a responsabilidade no uso de medicamentos; e exames de verificação de Pressão Arterial (PA) e Glicemia.

    ESF Santo André, as ações estão programadas para o dia 27, das 8h às 16h. Como foi divulgado, haverá um café da manhã especial para as mulheres, palestras específicas sobre saúde da mulher e prevenção de doenças, coleta de exames de preventivo e encaminhamento de pedidos de mamografia.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir