CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/10/2017

    TRÊS LAGOAS| Escola Municipal “Ramez Tebet” recebe ampliação e reforma pelo PROREME

    A unidade está recebendo nova pintura, mais uma sala de aula, nova cozinha e refeitório, além de outras melhorias

    © Divulgação
    As reformas e ampliações previstas no Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (PROREME) seguem dentro dos prazos e, agora, a Escola Municipal “Ramez Tebet”, unidade inaugurada em 2008 e que atende cerca de 590 alunos, está recebendo cuidados importantes para melhorar a qualidade do ambiente para os alunos e profissionais de educação.

    “Desde quando a unidade foi aberta só recebeu pintura e nada mais, isso há muito tempo. A diretora adjunta, Elisangela Mariana, e eu sempre estávamos buscando recursos para melhorar a escola e, graças ao PROREME, fomos atendidas e estamos muito contentes em ver o resultado”, comenta Aparecida Pereira, diretora da unidade, destacando a importância da reforma e ampliação que a Escola está recebendo para o bem estar dos alunos e funcionários.
    © Divulgação
    A unidade escolar funciona em período integral, das 6h30 às 16h30, e tem capacidade para atender cerca de 610 alunos. Hoje estão matriculados 590 estudantes. Com o PROREME, 35 novas vagas serão criadas com a construção de mais uma sala. “Além disso, vamos ganhar uma nova cozinha e refeitório que hoje ficam logo na entrada da escola, tirando a privacidade dos alunos. A cozinha será refeita em uma sala nos fundos da unidade juntamente do refeitório”, explica a diretora.

    Com isso, onde hoje funciona a cozinha se transformará em uma sala de aula. “Ganharemos ainda a construção de mais duas salas de aula, uma será apenas para repouso dos alunos, pois como trabalhamos em período integral é muito importante que os alunos tenham um momento de descanso e a outra comportará mais 35 estudantes”, comenta da diretora.

    BENFEITORIAS

    Durante a semana do saco cheio, a empresa contratada para a obra lixou, consertou e deu nova pintura para as paredes das salas de aula e na parte externa da escola. Outro ponto positivo da reforma é que o andar de cima da unidade, que hoje tem apenas uma rampa de acesso, ganhará uma escada, algo que facilitará o tráfego dos alunos. A rampa existente, por sua vez, ganhará novos pisos cerâmicos e janelas quebradas ou sem vidro serão reparadas.

    SOBRE O PROREME

    Até o ano de 2020 a Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas passará por diversas melhorias na infraestrutura dos prédios que abrigam as escolas e os Centros de Educação Infantil (CEIs), graças ao Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (PROREME) lançado pela Prefeitura de Três Lagoas.

    No total serão 17 escolas e 17 CEIs que serão contemplados em quatro etapas do PROREME. Sendo que, de 100% das escolas que serão atendidas pelo programa, 11 (65% das 17) estão em estado crítico ou de alerta e seis (35% das 17) em estado aceitável, de acordo com o levantamento feito pela SEMEC. Já em relação ao CEIs, o mesmo levantamento aponta que nove (53% dos 17) estão em estado crítico ou de alerta e oito (47% dos 17) em estado aceitável.

    ETAPAS

    Na primeira etapa do PROREME, que já começou, três escolas e quatro CEIs estão sendo atendidas, sendo essas: E.M. Gentil Rodrigues Montalvão, E.M. Senador Ramez Tebet, E.M. General Nelson Custódio, CEI Nossa Senhora Aparecida, - CEI Olga Sallatti, CEI Lilian Márcia e CEI Nilsa Tebet.

    VAGAS

    No que tange a Educação Infantil, as ampliações previstas pelo PROREME e a conclusão de dois CEIs abrirão 1.020 novas vagas até 2021, o que representa 60% da demanda manifesta. Já em relação ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), serão 600 novas vagas até 2020, o que representa 100% da demanda atendida.

    Além disso, o PROREME agrega o Projeto de Avanço nos Estudos (PAE); Projeto de Nivelamento da Aprendizagem (PRONAE); Programa Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa de Avaliação dos Estudantes da REME (PROARE), Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROEJA), Projeto de Incentivo a Leitura (PROLEI) e Projeto Tempo de Brincar.




    Fonte: ASSECOM


    Imprimir