CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2017

    PONTA PORÃ| Vereadores querem reunião do Mercosul para discutir sobre segurança pública na fronteira

    Autoridades brasileiras e paraguaias buscam soluções para melhorar segurança pública na região de fronteira © Divulgação
    Autoridades brasileiras e paraguaias se reuniram na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, na Câmara de Vereadores de Ponta Porã para discutir sobre segurança pública na linha da fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.

    Durante a reunião do Parlamento Internacional Municipal (Parlim), foi apontado que as organizações criminosas tem se aproveitado das facilidades das regiões de fronteira para manter atividades ilícitas e também utilizam a região como rota de fuga. As policias brasileiras encontram dificuldades em prosseguir perseguições e investigações por não poder adentrar no território paraguaio e vice-versa, mas no decorrer dos debates foi mencionada uma proposta de aperfeiçoamento e cooperação entre policiais nesta localidade.

    Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Otaviano Cardoso, essa proposta tem sido desenvolvida através da Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM). “O tratado permite que a polícia adentre o território do outro país, colaborando com as investigações, assim podendo ter acesso a documentações sem tradução, visto que a tradução seria uma formalidade desnecessária, pois o Espanhol e Português são idiomas facilmente compreendidos no Mercosul”.

    Otaviano diz que busca realizar uma reunião do Mercosul em Ponta Porã. “Esse encontro tem a finalidade de discutir as políticas inerentes à segurança pública, que já começa a acontecer em termo de cooperação. Precisamos de respaldo nas leis brasileiras para conseguir ainda mais meios para contribuir no combate aos crimes que assolam nossa fronteira”.

    Entre as autoridades que participaram da reunião estavam os vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Otaviano Cardoso, Candinho Gabinio, Jelson Bernabé, Neli Abdulahad, Paulinho Roberto, professora Anny Espínola, Rony Lino e Wanderlei Avelino, os concejales, presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Juan Milciades Brites Fenandes, Dr. José Ivo Lezcano Paredes e Carlos Ortiz. Também participaram o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tentente Coronel Waldomiro Centurião Machado, o secretário municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, além dos comissários da Polícia Nacional do Paraguai, Mario Ortellado e Inocêncio Portelli, e o subcomissário, Miguel Medina.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir