CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2017

    Obras do Reviva Centro começam em janeiro pela Rua 14 de Julho

    Mudanças incluem a retirada de linhas de ônibus da 14

    © Divulgação
    Lançado há 7 anos, as obras do Reviva Centro finalmente têm data para começar. A coordenadora de projetos especiais da prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabatin, adiantou que a Rua 14 de julho recebe a revitalização a partir de janeiro de 2018. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), durante Audiência Pública na Câmara Municipal.

    O contrato de financiamento dos U$ 56 milhões destinados a revitalização foi assinado em assinado em 12 de maio, pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O próximo passo é a abertura do processo de licitação para a escolha da empresa, previsto para outubro.

    O processo de contratação pode levar cerca de dois meses, portanto, as obras poderiam começar em dezembro, mas a coordenadora explicou que janeiro ficou definido para não atrapalhar o movimento do comércio no fim ano, que costuma ser o melhor período de vendas da região. Catiana também detalhou que serão colocados tapumes para não atrapalhar o funcionamento das lojas e a circulação de consumidores.

    A 14 de Julho será protagonista da revitalização, e o primeiro feito deve começar pela iluminação pública, que passará a ser embutida, assim como já existe na Avenida Paulista, em São Paulo. Nesses 1.4 km serão gastos U$ 36 milhões. Todo o espaço dentro dessa área irá receber modificações, e estão previstas alterações no sistema de drenagem.

    A calçada será ampliada, com o intuito de dar mais comodidade aos frequentadores, e para isso duas faixas de rolamento serão excluídas. Por causa da redução do asfalto, as linhas de ônibus que passampela via terão que mudar o itinerário.

    Catiana esclareceu que as duas linhas que fazem o trajeto da 14 serão desviadas para o corredor de transporte da Rua Rui Barbosa e avenida Calógeras. O mesmo deve ser feito com os itinerários dos ônibus que utilizam a 13 de Maio. “A ideia é concentrar o transporte público nestas duas vias, com estrutura, transbordo”, comentou.

    Projeto

    O acordo é que o empréstimo seja pago em até 25 anos, carência para de cinco anos e seis meses para o início do pagamento e juros de 2% ao ano. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é criar um ambiente de shopping a céu aberto, para valorizar o comércio e o trânsito de pedestres. Para isso, o estacionamento será banido em três quadras e a faixa de rolamento será reduzida a duas faixas para que as calçadas sejam ampliadas.

    Uma das mudanças mais esperadas é a implantação das redes elétricas embutidas, que passarão a ser subterrâneas. Também é mencionada a uniformização do mobiliário urbano como lixeiras, telefones públicos e bancas de revista. O projeto também vai abranger a Rua Pedro Celestino e as avenidas Ernesto Geisel e Fernando Corrêa e Mato Grosso.

    Fonte: Midiamax


    Imprimir