CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/10/2017

    Deputado Dr. Paulo Siufi homenageia médicos com a Medalha do Mérito Médico

    © Divulgação
    A noite de hoje (18/10), foi marcada por homenagens na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em alusão ao dia do médico, comemorado nesta data, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi, médico pediatra e propositor da sessão solene, condecorou médicos com a Medalha do Mérito Médico “Doutora Jeanne Elizabet Tobaru”, que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à comunidade. A cerimônia foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.

    No uso da tribuna, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi, presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALMS, lembrou o juramento daqueles que exercem essa profissão. "A medicina é um sacerdócio. Cada um de vocês que está sendo homenageado hoje honra o juramento feito ao se formar. Porque nós, médicos, lidamos com o bem mais precioso de todos os seres humanos, que é a vida".

    O deputado ressaltou a memória da Dra. Jeanne, que dá nome à medalha. "Essa honraria leva o nome de uma médica exemplar, que escreveu uma parte da história da medicina do Mato Grosso do Sul. Ela deixou um legado e talvez a saudosa Dra Jeane nem tivesse ideia do quanto foi importante para todos nós".

    Ao final, o parlamentar deixou uma reflexão para todos: "A missão do médico neste mundo é plantar árvores que darão sombra e frutos por muitos anos. É um ato de amor e de cristianismo, porque todo médico deve ter o dom de amar ao próximo como a si mesmo", afirmou Dr. Paulo Siufi.

    Homenageado pelo deputado, Dr. André Puccinelli, foi representado pelo seu genro, Dr. Marcelo Dotti. Nascido em Viaregio (Itália), Dr. André veio para o Brasil com menos de um ano. Sua família fixou-se inicialmente em Porto Alegre (RS) e depois em Curitiba (PR), onde realizou seus estudos até concluir a faculdade. Casado com Elizabeth Puccinelli é pai de três filhos.

    Médico, formado pela Universidade Federal do Paraná, especializou-se em cirurgia geral. Atuou profissionalmente em Fátima do Sul (MS) até 1983 e em Campo Grande. Foi Secretário Estadual de Saúde (1983/85), Deputado estadual por dois mandatos (1987/91 e 1991/95) e Deputado federal (1995/96).

    Foi prefeito de Campo Grande (MS) por dois mandatos (1997/2000 e 2001/04), sendo apontado em pesquisa nacional como o melhor prefeito das capitais brasileiras. Também foi eleito Governador de Mato Grosso do Sul em 2006 e reeleito em 2010.

    Também homenageada pelo deputado, Dra. Eduarda Tebet é Diretora Técnica da Clínica Tebet, Presidente da Cooperativa de Especialidades Endoscópicas e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional Rosa Pedrossian. Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista e mestre em Gastroenterologia Pediátrica pela USP (Universidade de São Paulo); especialista em Endoscopia Digestiva membro titular da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva). Fez estágio em Endoscopia e Motilidade digestiva na Mayo Clinic Rochester, Estados Unidos; fellow em Endoscopia B I D M C - Harvard - Boston 2016; e ex-professora substituta da UFMS(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

    Dr. Michel Ghosn é nascido em Curitiba (PR). Filho de Georges Ghosn e Georgette Tannous Ghosn. É médico formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no ano de 1991. Fez residência médica no Hospital Universitário da UFMS, especializando-se em ortopedia e traumotologia, nos anos de 1992 e 1994. É médico concursado da Prefeitura de Campo Grande e Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.

    Dr. Michel participa de ações sociais há mais de 10 anos, em prol dos que mais precisam, atuando na prevenção e promoção em saúde pública.

    Dr. Pedro Antonio Pegolo Filho, médico Cirurgião Plástico há 10 anos com Clínicas em Campo Grande e São Paulo; Diretor Técnico há 06 anos do Hospital Santa Marina e Sócio Proprietário do Hospital e Maternidade Santa Marina.Nascido em São Paulo (SP), no ano de 1976, é formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 1994/1999. Fez estágio em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no ano de 2000; residência Médica em Cirurgia Geral, junto ao Departamento de Cirurgia do Hospital Beneficente Santa Casa de Campo Grande - Curso credenciado pelo MEC/CNRM com parecer número 42/03, de 2002 a 2003; residência em Cirurgia Plástica, Hospital dos Defeitos da Face, de 2004 a 2006.

    Dr. Nelson Trad Filho, médico urologista e Presidente Regional do PTB/MS. Formado em medicina pela Universidade Gama Filho, com especialização em Cirurgia Geral, Urologia, Medicina do Trabalho e Saúde Pública. Ex-Presidente da associação de médicos residentes da escola médica do Rio de Janeiro –Universidade Gama Filho, Hospital Universitário; ex-Tesoureiro do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul; ex-Delegado da Associação Médica de Mato Grosso do Sul; ex-Diretor de Assistência Odontólogica do PREVISUL; membro do Corpo Clínico (setor de urologia) da Sociedade Beneficente de Campo Grande (Santa Casa) desde 1989; ex-Diretor Geral Adjunto do PREVISUL; membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Trabalho.Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

    Dr. Nelson Trad Filho também foi eleito Vereador em Campo Grande (MS) por três mandatos, deputado estadual de Mato Grosso do Sul e Prefeito de Campo Grande por dois mandatos. Na política, sempre trabalhou pela saúde. Presidiu a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Campo Grande e foi Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

    Dr. Celso Rafael Gonçalves Codorniz, formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1977. Atual Presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, Dr. Celso é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); ex-Preceptor da Residência em Cardiologia do Hospital Universitário da UFMS; e ex-Presidente da Sociedade Centro-Oeste de Cardiologia.

    Dr. João Bosco de Barros Wanderley, graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1968. Atual Presidente da Academia de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO – 1972); especialista em Mastologia (Sociedade Brasileira de Mastologia – 2000). Foi Presidente da Associação Médica de MS (1977 -1978); Presidente da UNIMED Campo Grande (1992 – 1995); Presidente da UNICRED Campo Grande (1996 – 1999); Presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de MS; Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional MS e Conselheiro do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul), por 10 anos.

    Dra. Maria Eulina Quilião, nasceu em Campo Grande e formou em medicina pela UFMS. Fez residência médica em pediatria na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Também é especializada em Neuropediatria, pós-graduação Senso Lato, realizado no Departamento de Pediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; e Neurofisiologia com área de atuação: Eletroencefalografia. Desde 2004 trabalha no CER/APAE (Centro Especializado em Reabilitação) e consultório particular.

    Dr. Regis Macerou, Médico Urologista. Formado pela Universidade do Oeste Paulista, em 1993. É cirurgião geral - residência médica Santa Casa de misericórdia de campo grande 1995; médico urologista - Sociedade Beneficente de Campo Grande - Santa Casa, em 1998 – hoje benemérito; Ultrassonografista, em Ribeirão Preto; membro da Sociedade Brasileira de Urologia - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Urologia; ex-Preceptor da Residência Médica em Urologia da Santa Casa de Campo Grande; ex-membro do Serviço de Transplante Renal da Santa Casa de Campo Grande; Urodinamicista; Pós-graduado em Videolaparoscopia Urológica pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo; Chefe do Serviço de Urodinâmica da Urológica; Médico responsável técnico pela clínica de urologia São Lucas s/s “urológica”, desde 2007.

    Dra. Daniella Brunelli d’Avila de Santana. Médica Psiquiatra com graduação em Medicina pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e Residência Médica em psiquiatria na Santa Casa de Campo Grande. Titulo de Especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Professora do curso de medicina da Universidade Anhanguera - Uniderp. Preceptora na residência Medica em Psiquiatria no Hospital Santa Casa de Campo Grande/MS. Formação em Teorias Sistêmicas e Constelação Familiar. (Em especialização em Terapia Cognitiva Comportamental).

    Dr. Nelson Barbosa Tavares é médico do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Universitário e da Junta Médica Oficial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Fez residência em Clínica Médica e especialização em cardiologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro e MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É diretor da Instrunment Supllies Saúde Animal do Brasil e proprietário da Clínica Tavares Tecnologia em Saúde. Atualmente é Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

    Dr. Eduardo Kawano, é graduado em medicina pela UFMS, em 1992. Especialização em Anestesiologia - Residência Médica da Santa Casa de Campo Grande – MS; membro ativo da SBA - Sociedade Brasileira de Anestesiologia desde 1995 e Diretor-Presidente do SERVAN.

    Dr. José Eduardo Prata Cançado, nascido em Uberaba (MG). É graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Residente em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina – 1986/1988; especialista em retina e vítreo pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP; fez estágio no Setor retina e vítreo da Washington University Medical School, St Louis – Missouri, em 1989; e curso de oftalmologia em San Juan – Porto Rico. Atua como médico oftalmologia em Campo Grande, desde 1992. Diretor Clínico do Hospital de Olhos CIOMS.

    Dr. José Kimei Tobaru, médico formado em 1969 pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. especializou-se em cirurgia geral e gastroenterologia. é médico atuante em Campo Grande, desde 1971. Foi professor de medicina pelo Departamento de Clínica Cirúrgica da UFMS, de 1972 até 2003, quando se aposentou; membro do Corpo Clínico do Proncor e Hospital Unimed de Campo Grande.

    Dr. Darcy da Costa Filho é natural de Três Lagoas (MS). Graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1972. Residência médica em pediatria no Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Foi Secretário Municipal de Saúde de Três Lagoas; presidente do Conselho Municipal de Saúde do Estado; vice-Prefeito de Três Lagoas; Prefeito de Três Lagoas; presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde ms; médico pediatra em Serviços da Saúde Pública durante 40 anos no Município de Três Lagoas; e atual vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina.

    Dr. Gil Pacífico Tognini, natural de Campo Grande, formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, atualmente Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em dezembro de 1954. Exerce suas atividades profissionais em campo grande onde trabalha desde julho de 1957. Possui os títulos de especialista em ginecologia e obstetrícia, outorgados pelo conselho regional de medicina. É benemérito dos hospitais da Santa Casa e da Associação de Amparo à Maternidade e Infância (Maternidade Cândido Mariano), por 25 anos de trabalho nesses nosocômios. Participou do corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até o ano de 1977. É um dos fundadores da Unimed de Campo Grande. Atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Medicina e da Comissão de Ética do Hospital Unimed.

    Dr. Alberto Cubel Brull é médico pediatra, natural de Campo Grande. Formado em medicina pela Universidade Católica do Paraná – Faculdade de Ciências Médicas. Estudou na Universidade de São Paulo (USP) - Hospital das Clínicas: Bolsista como Médico Pediatra, em 1966 e Assistente do Pronto Socorro de Pediatria, em 1966 e 1967. Foi Chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Geral de Campo Grande/MT (Hospital Militar); responsável pela Comissão Científica de Pediatria da Associação Médica de Campo Grande/MT; sócio-Fundador da Unimed de Campo Grande; conselheiro do Conselho Regional de Medicina; sócio Benemérito da Associação de Amparo à Maternidade e à Infância; Médico Pediatra da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Diretor Técnico da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), desde 2001; conselheiro do Conselho Técnico da Unimed. Acadêmico fundador da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul; vice-Prefeito de Campo Grande. 1976-1977; prefeito interino em setembro, outubro e novembro de 1977 e Deputado Estadual e Constituinte (MS), de 1979 – 1983.

    Medalha – A medalha “Dra. Jeanne Elizabet Wanderley Tobaru” foi instituída pelo Ato de Resolução Nº 26 de 16 de outubro de 2012. Dra. Jeanne é natural de Vacaria (RS). Cardiologista, formou-se em medicina na Universidade Estadual Mato Grosso, em 1973. Além da atuação no Hospital Proncor, como médica e diretora clínica, ela também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, em 1982, e ainda presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir