CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/10/2017

    ÁGUA CLARA| Senar/MS e Reflore MS sensibilizam comunidade escolar na prevenção de incêndios florestais

    Palestra sobre prevenção a incêndio florestal acontece nessa sexta-feira na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira

    © Divulgação
    O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Reflore MS - Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas realizam diversas iniciativas para potencializar as ações de prevenção a incêndios florestais no estado. Em Água Clara, por exemplo, um projeto piloto levará até os alunos da rede municipal de ensino uma palestra sobre práticas de prevenção às queimadas. 

    “A intenção é conscientizar as crianças para a educação ambiental, principalmente em municípios com áreas de cultivo florestal. Em resumo: orientar para prevenir”, afirma a palestrante e analista educacional do Senar/MS, Fernanda do Carmo.

    A iniciativa, que acontece nesta sexta-feira (06) na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, envolverá alunos do 1º ao 9º Ano do ensino fundamental.

    O diretor executivo da Reflore MS, Dito Mário, explica a importância da parceria com o Senar/MS. “Hoje, o estado tem mais de um milhão de hectares de florestas plantadas, entre eucalipto, pinus e seringueira. Precisamos educar as nossas crianças para que elas multipliquem informações e conhecimentos sobre prevenção a incêndios com familiares e conhecidos.”

    A Reflore MS faz um alerta sobre atitudes que merecem maior atenção da sociedade. “Ao limpar as propriedades rurais, por exemplo, é preferível que as pessoas enterrem o lixo e não ateiem fogo. Ao trafegar pelas rodovias, é prudente que os motoristas não joguem lixo para fora dos veículos, pois nos meses de clima quente e seco, podem ser combustíveis para grandes queimadas.”

    “Ao levar formação e informação para as crianças estamos tornando-as protagonistas nesta busca pela redução dos focos de incêndio no estado e formando a nossa cultura florestal”, conclui Dito.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.


    Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS 
    Por: Rodrigo Corrêa


    Imprimir