CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/09/2017

    PONTA PORÃ| Debates sobre a situação da Saúde "esquentam" sessão da Câmara Municipal

    Vereadores debateram e cobraram medidas urgentes para melhorar situação envolvendo o Hospital Regional de Ponta Porã © Lécio Aguilera
    A preocupante situação do setor da saúde, especialmente por conta dos atendimentos efetuados no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, foi o principal tema debatido pelos vereadores durante a sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira, 05 de setembro, na Câmara de Vereadores de Ponta Porã.

    Os parlamentares se revezaram na tribuna para comentar a respeito da situação e cobrar providências por parte do Poder Executivo Municipal e também do Governo do Estado.

    O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, explicou que os vereadores foram informados por profissionais que trabalham no Hospital de que o Regional está atendendo acima de sua capacidade. "São 6 mil atendimentos por mês, uma média de 200 atendimentos por dia. É um volume imenso, parecido com outros hospitais de grandes centros como o Einstein, em São Paulo, que possui três vezes mais profissionais do que aqui".
    Parlamentares de Ponta Porã promoveram homenagem aos locutores "Bruninho"e "Porvinha"durante sessão realizada na Câmara Municipal © Lécio Aguilera
    Ele acrescentou que, para piorar a situação, o Governo do Estado está atrasando repasses financeiros à Organização Social escolhida para gerenciar o Regional. "O atraso nos repasses alcançam quatro meses. Por isso, a lavanderia chegou a atender apenas 30% da sua capacidade. A UTI não recebe repasses há 60 dias. O setor de ortopedia suspendeu alguns procedimentos e as cirurgias eletivas foram adiadas. Os médicos estão sem receber julho e agosto. É uma situação preocupante na medida em que o Hospital Regional atende moradores de oito municípios da fronteira", afirmou Otaviano Cardoso.

    PROJETOS

    Durante a sessão os vereadores aprovaram dez projetos de lei que estavam em pauta para segunda discussão e votação. Também aprovaram em primeira votação o projeto de lei que trata da taxa da iluminação pública. Na mesma sessão deram entrada os projetos d elei referentes à Lei Orçamentária do Município e os vereadores votaram favoravelmente um requerimento de autoria da Frente Parlamentar Novos Tempos, solicitando informações da Prefeitura sobre os gastos efetuados com o transporte escolar no município de Ponta Porã.

    No final da sessão, os vereadores efetuaram entregaram de certificados de Votos de Congratulações aos locutores populares Bruninho e Porvinha que têm se destacado na cobertura de eventos esportivos realizados no município, procurando divulgar as competições amadoras através das emissoras de rádio da fronteira. A homenagem feita pelos vereadores foi proposta pelo parlamentar Farid Afif. Wanderley Gonçalves Soares "Porvinha" e Bruno Teixeira Verginio "Bruninho",foram homenageados pelos importantes serviços prestados à comunidade desportiva da fronteira que, através dos comentários, em tempo real, narrados com estilo, imparcialidade e profissionalismo, transformar as partidas em verdadeiros espetáculo esportivos.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir