CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/09/2017

    Deputados aprovam projeto que fixa prazo para exames aos idosos

    Intenção é que eles tenham prioridade em exames e consultas

    Deputados aprovaram o projeto, durante a sessão desta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
    Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto dos deputados Antonieta Amorim (PMDB), Beto Pereira (PSDB), João Grandão (PT) e Renato Câmara (PMDB), que fixa o prazo de 15 dias, para que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, passem por exames em unidades de saúde, a contar pela data do pedido do médico.

    Na proposta, ficará a cargo da SES (Secretaria Estadual de Saúde), fazer o controle e coordenar a existência das vagas aos idosos, para que façam os devidos exames nas unidades de saúde pública, ou que recebem recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), assim como as consultas.

    Os autores justificaram que este prazo para os idosos, já está previsto na Constituição Federal, no que trata do dever do Estado em garantir a saúde, assim como redução do risco de doenças. Eles também citaram que o próprio Estatuto do Idoso determina que este público tenha prioridade nestes serviços.

    Eles alegam que é muito comum a demora na marcação destes exames e consultas na rede pública, o que gera risco para saúde dos idosos que necessitam de uma atenção e atendimento prioritário, com maior "agilidade" e "rapidez" nesta avaliação médica. O projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

    Fonte: campograndenews
    por: Leonardo Rocha


    Imprimir