CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/09/2017

    BATAGUASSU| Com palestra, Prefeitura abre Semana Nacional do Trânsito

    © Micael Nunes
    Promover a conscientização de motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro. Com esse objetivo, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), por meio do Núcleo Municipal de Trânsito promoveu na última terça-feira, dia 19 de setembro, às 19h30, na Câmara de Vereadores, uma palestra abordando o tema trânsito.

    A atividade marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito no município, que este ano, defende o slogan “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e reuniu autoridades municipais, representantes de instituições civis e militares; alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares e demais membros da sociedade civil.
    © Micael Nunes
    Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Lopes Cardoso Júnior, agradeceu a presença de todos e lembrou que pelo trânsito ser municipalizado, buscou-se fomentar mecanismos para trabalhar o assunto não somente focado na questão estrutural como a implantação de sinalização e demais serviços relacionados à área, mas sim focar em um trabalho educacional, visando condutores mais conscientes e respeito no trânsito.

    Desta forma, Júnior destacou que o objetivo da administração municipal é fazer a partir da educação um trabalho coletivo para um trânsito cada vez mais seguro. “Por isso, necessitamos das parcerias com o Detran-MS, PM, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais, escolas locais para atingir esses futuros condutores que em breve estarão atuando no trânsito”, frisou ele, que agradeceu ainda todos os apoiadores e parceiros envolvidos na realização do evento.

    Retratando a educação como forma de mudança de comportamento do cidadão, o vice-prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (PMDB) comentou que as escolas tem a oportunidade de transmitir e conscientizar os jovens do quanto é importante o cuidado com o trânsito e salientou que a atual administração tem focado seu trabalho não só na execução de obras de infraestrutura, mas também em promover o bem estar da comunidade e ofertar qualidade de vida à população. 
    © Micael Nunes
    Após as falas, houve a palestra ministrada pela psicóloga do Detran-MS, Cynthia em parceria com o PM Janderson, onde foram abordados dados sobre trânsito, multas, responsabilidade dos pedestres e motoristas, aspectos de legislação e medidas para prevenção de acidentes. “Trânsito é coletividade. Todos tem que fazer a sua parte”, destacaram os palestrantes no decorrer da atividade.

    A Semana Nacional do Trânsito, em andamento em todo País, defende este ano o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O conteúdo da campanha reflete a preocupação com os altos índices de acidentes provocados por negligência de condutores e alerta para uma mudança de comportamento no trânsito.

    Além da palestra, no dia 19 de setembro, a equipe da Seinfra realizou a colocação de faixas nas escolas destacando frases a respeito do trânsito, ação também inclusa na programação da Semana. Houve ainda a realização de uma roda de conversa realizada com o grupo Conviver/Terceira Idade desenvolvido no dia 20 (quarta-feira), na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.

    A PROGRAMAÇÃO

    Após a abertura, a Semana Nacional de Trânsito em Bataguassu prossegue com um ciclo de palestras sobre o tema que atingirá as escolas municipais, estaduais e particulares com início ontem, dia 21. Já participaram da atividade as escolas estaduais “Manoel da Costa Lima”, “Braz Sinigáglia” e “Luiz Alberto Abraham”.

    Nesta sexta-feira, dia 22, as ações serão retomadas com panfletagem às 8h30 (horário de Brasília), na Avenida Aquidauana com a Avenida Campo Grande, esquina do Banco do Brasil, com distribuição de folders explicativos sobre o tema. 

    Antes, às 8 horas, a escola IIEB recebe a palestra sobre o trânsito assim como os alunos da Escola Municipal do Campo “Professora Maria da Conceição”, no Assentamento Santa Clara, às 13 horas.

    O ciclo de palestras retorna dia 25, atendendo alunos das escolas Ladislau Deak Filho e Pedro Domingues de Figueiredo, no Distrito de Nova Porto XV; Marechal Rondon e Ceja; encerrando a programação da Semana.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir