CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/08/2017

    Método Friends chega a Campo Grande

    Utilizado em mais de 27 países, método previne ansiedade, depressão, dependência química e suicídio

    © Divulgação
    O Método FRIENDS, programa internacional, baseado em evidências científicas, chega a Campo Grande e abre a primeira turma. O programa traz como diretrizes a promoção de habilidades por meio de estímulos aprendidos baseado na terapia cognitivo comportamental, neurociências e psicologia positiva.

    A psicóloga Karolina Leite é a primeira facilitadora do programa em Campo Grande. Segundo ela, o método previne condições como ansiedade e depressão, em crianças, jovens e adultos. “São 12 encontros, onde os participantes desenvolvem a resiliência (capacidade de enfrentar desafios da vida sem adoecer emocionalmente), habilidades de vida saudável (como hábitos de cuidado com sono, alimentação, atividade física e exposição à natureza), habilidades emocionais (como reconhecer emoções em si, nos outros e regular a intensidade dessas emoções para agir de forma produtiva e feliz) e habilidade sociais (como empatia, altruísmo, resolução de problemas e assertividade na relação com outras pessoas)”explica ela.

    Vale ressaltar, que para a ciência, é uma forma efetiva de prevenir problemas emocionais como ansiedade e depressão e promover bem-estar e desenvolver resiliência, característica muito importante para se tornar bem sucedido. Nesse tipo de terapia, os pais têm uma garantia de eficácia graças aos estudos realizados, e conseguem visualizar a eficácia em diversos ambientes, tanto clínicos como não-clínicos através de metanálises. “Os resultados são claramente visíveis ao fim dos encontros” finaliza a psicóloga que traz a novidade a cidade.

    Sobre o Método Friends

    Desde a década de 1990, quando foi desenvolvido pela Drª Paula Barrets, foram realizadas em 13 países com mais de 16 mil pessoas pesquisas que comprovam que o método previne a ansiedade, depressão, melhorar autoestima, autoconfiança e promove o otimismo, entre outras medidas coletadas. Mais de 80 estudos científicos mostraram os resultados positivos além de ser certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2004 e aprovado em 2012 pelo maior órgão americano de análise de programas baseados em evidências científicas NREPP (National Registry of Evidence-Based Practices).

    O método Friends é aplicável a crianças a partir de 4 anos e pode ser realizado em qualquer idade a partir de então. Ele é dividido em módulos diferentes separados por faixas etárias. A primeira é de 4 a 7 anos, com o Fun Friends (Amigos Divertidos).

    Sobre a psicóloga Karolina Leite

    Psicóloga Cognitivo-Comportamental formada pela UCDB – UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO, há 10 anos, especialista em Educação, facilitadora internacional do Método Friends, e atualmente está se especializando em Neuropsicologia no HCFM-USP. Em sua trajetória profissional em recursos humanos passou pela Unimed, Peixe Urbano e TV Morena. Observando o enorme potencial mal trabalhado e pouco desenvolvido em razão de fatores emocionais, resolveu clinicar na terapia cognitiva comportamental com o propósito de mudar essa realidade e desenvolver o potencial de cada um. Nessa busca ela traz o Método Friends a Campo Grande.


    Fonte: ASSECOM
    Por: Sabrina Mestieri Nakao


    Imprimir