CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/08/2017

    Livro que conta a história da Cassems será lançado na próxima quinta-feira

    © Divulgação
    Escrito pelo professor Eronildo Barbosa da Silva, o livro “Cassems 15 anos – Autogestão em Saúde: Um Sonho Possível”, que narra os 15 anos de história da Caixa dos Servidores, será lançado na próxima quinta-feira (24), às 18h30, no Salão de Exposição Loyde Bonfim de Andrade, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

    Criada em 2000, após a reforma administrativa do Estado que extinguiu o Previsul, órgão que oferecia assistência à saúde aos servidores públicos estaduais, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) é, hoje, o maior plano de saúde de autogestão do Estado e um dos maiores do Brasil.

    Desde a sua criação, a Cassems cresceu, inovou, profissionalizou-se e mudou a vida dos sul-mato-grossenses tanto na saúde, quanto na economia. Ela não cresceu apenas em estrutura, mas também na quantidade e na qualidade de atendimentos. Os 77 mil servidores públicos que acreditaram na Caixa dos Servidores ali no começo, hoje totalizam mais de 200 mil vidas, entre titulares e dependentes.

    Para o escritor do livro, Eronildo Barbosa da Silva, a história da Caixa dos Servidores deve ser conhecida pela população e servir de inspiração para outras empresas.

    “Sinto-me muito honrado de poder participar desse projeto tão importante, como autor do livro que conta a história dessa empresa tão fundamental para os sul-mato-grossenses, principalmente por ela ter sido construída por servidores públicos. As pessoas precisam conhecer a história da Cassems para que ela sirva de inspiração e influência para outras empresas. Então, para mim, é um motivo de muita honra ter sido convidado para tal e sou muito grato à diretoria, aos colaboradores e beneficiários da Caixa dos Servidores por esse convite”, afirma Barbosa.

    O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, conta como um sonho que começou tímido, há 15 anos, se transformou em um dos maiores planos de autogestão do país e referência de autogestão para todo o país.

    “Não é apenas a vida de personalidades de histórias marcantes que merece uma biografia, organizações que reúnem muitas vidas e marcaram a história também merecem ser contadas. São organismos vivos, feitos de pessoas, e são essas pessoas que inovam, movem e dão vida às instituições, transformando a sociedade. É difícil traduzir em palavras a luta de homens e mulheres que, há 15 anos, ousaram, com sabedoria e coragem, criar a Cassems, inaugurando um modelo de organização e gestão em saúde a partir da construção participativa e coletiva, fortalecendo a prática da reciprocidade. Analisando a sua trajetória, avaliando todos os desafios, todas as conquistas, sem deixar de fora as dificuldades e superações, vem-nos a certeza de que essa luta não foi em vão. É gratificante fazer parte da construção e da condução de um dos maiores planos de saúde de autogestão do país”, avalia Ayache.

    Melhores e Maiores

    Pelo nono ano consecutivo, a Cassems está entre as maiores empresas do Brasil, segundo o ranking “Melhores e Maiores”, da revista Exame. De acordo com o levantamento, a Caixa dos Servidores é a 940ª maior empresa do país, a 9ª do Mato Grosso do Sul e a 68ª maior do Centro-Oeste.

    A pesquisa da revista Exame está na 44ª edição e lista as mil maiores e melhores empresas do Brasil. Esta análise é feita por meio de demonstrações financeiras das entidades e outros quesitos como: lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante, liquidez, endividamento e número de empregados.

    O principal diferencial que levou a Cassems a subir do patamar regional para o nacional é a preocupação em reinvestir a sua receita na sua estrutura e na constante melhoria da qualidade do atendimento. A Caixa dos Servidores não visa lucros e investe seus recursos no próprio patrimônio e em ações que melhorem a saúde e a qualidade de vida do servidor público de Mato Grosso do Sul. Hoje, a Cassems é o maior plano de saúde em autogestão para servidores públicos estaduais do país e cuida da vida de mais de 200 mil beneficiários da Caixa dos Servidores.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir