CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/08/2017

    Deputados aprovam campanha e medidas preventivas contra a depressão

    Deputados aprovaram projeto, durante sessão desta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
    Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que cria campanhas e ações preventivas de combate a depressão e outras doenças voltadas a ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de bipolaridade e até mal de Alzheimer. A intenção é que estes temas possam ser debatidos por especialistas e seja de acesso à população.

    O projeto ainda institui o mês "Agosto Verde", para que durante este período todos estes temas e atividades sejam desenvolvidas. Haverá campanhas públicas com a participação de profissionais qualificados sobre o tema, que trate da prevenção para o diagnóstico precoce destas doenças.

    Os autores da proposta Paulo Siufi (PMDB), George Takimoto (PDT), Paulo Corrêa (PR), Pedro Kemp (PT), Antonieta Amorim (PMDB) e Maurício Picarelli (PMDB), ainda buscam uma integração entre órgãos públicos e privados, em ações conjuntas nas comunidades, para que a população tenha acesso às informações.

    Também estão previstos a entrega de informativos educativos, além de palestras, audiências públicas, seminários e conferências. O objetivo é que as pessoas que entenderem estar entre estes casos, possam buscar o devido tratamento.

    "Esta ideia surgiu após a realização de uma audiência pública aqui na Assembleia, onde ficamos muito tocados pela questão dos aspectos que levam a depressão, assim como as demais doenças, foi um dos eventos que mais gostei de participar na minha vida parlamentar", disse Siufi.

    O projeto agora segue para as comissões de mérito, para depois ser novamente votado no plenário da Assembleia. Caso seja aprovado, segue para o crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

    Fonte: campograndenews
    por: Leonardo Rocha


    Imprimir