CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/08/2017

    BATAGUASSU| Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

    © Micael Nunes
    Nem mesmo a chuva atrapalhou os fiéis católicos do Distrito de Nova Porto XV (MS) e Presidente Epitácio (SP) de celebrarem ontem (15), o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores e navegantes.

    Com muita fé, os devotos da Santa que repetem o mesmo ritual há 69 anos em Nova Porto XV participaram por volta das 7 horas da procissão da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes rumo ao barco Odisseia onde foi realizada a missa de envio para a travessia fluvial. Andores com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e demais Santos foram levadas ao local de onde, na sequência, mais de 300 pessoas partiram para a travessia ao município paulista.

    © Micael Nunes
    Outras embarcações também participaram da procissão fluvial, entre elas, barcos do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil. Em meio à reza de terços, a travessia mais uma vez se cumpriu.

    Chegando em Presidente Epitácio (SP), após o desembarque no Píer, os fiéis seguiram novamente em procissão até a Capela São José/ Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Tibiriçá e mesmo debaixo de chuva, seguiram em cortejo.

    © Micael Nunes
    O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), atual presidente da Assomasul esteve presente levando o andor de Nossa Senhora dos Navegantes juntamente com a prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan. Após a chegada da procissão, houve missa campal celebrada pelo padre provincial dos religiosos somascos, Almir Gonçalves dos Reis.
    © Micael Nunes
    Reis disse em sua homília que “é preciso ter fé para transpor os momentos de turbilhão em nossas vidas”, fazendo uma alusão ao mar, que é símbolo de todas as tempestades da vida e destacando que Nossa Senhora é a luz no nosso caminho.

    Participaram do rito religioso os padres Cláudio Cândido Rosa, Carlos Alberto Maranhos de Almeida Wilton Milhorança, respectivamente párocos das Paróquias São Pedro, São Jerônimo Emiliani e Sagrada Família de Presidente Epitácio além dos padres Atílio Taricco, e Francisco Tolve, da comunidade São Jerônimo Emiliani, ministros e outros membros da comunidade católica de ambos os municípios. O padre Moacir Miguel dos Santos, pároco da Paróquia São João Batista de Bataguassu esteve presente na travessia.

    © Micael Nunes
    Ao final da missa, os fiéis retornaram com os andores até o Píer de Presidente Epitácio (SP) de onde as embarcações seguiram pelas águas do rio Paraná até Nova Porto XV. Chegando no Distrito, a Santa foi levada à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes novamente. Houve almoço festivo, além de desenvolvido bingos diversos e apresentações culturais a cargo da grupo Dançarte e da banda musical “Ambrósio Lemes”.

    Devido um acidente na ponte Hélio Serejo que impediu a chegada do músico Ilmar Quintanilha, o show de evangelização com a participação do Ministério Filhos de São João Evangelista, de Presidente Epitácio (SP) não foi realizado.


    © Micael Nunes
    A 69ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi uma realização da Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, Comunidade Católica de Nova Porto XV e Colônia de Pescadores Z-13.

    Com estrutura de praça de alimentação, parque de diversões, exposição de registros históricos da festa e shows musicais, o evento teve apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir