CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/08/2017

    ALCINÓPOLIS| Senar mobiliza população do município

    © Divulgação
    Neste sábado (19), o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio da equipe do Programa Saúde do Homem e da Mulher, esteve em Alcinópolis oferecendo os serviços de prevenção do câncer ginecológico e do câncer em próstata e PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, que serve para diagnosticar alterações no órgão masculino. 

    Os atendimentos fizeram parte da ação Todos Por Alcinópolis, que contou com a parceria do Sindicato Rural de Alcinópolis, secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, além da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS. 
    © Divulgação
    Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, a Fundesporte (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul) também foi parceira do evento disponibilizando um espaço recreativo para as crianças. “Na pessoa do diretor João de Souza, gostaria de agradecer a todos os voluntários da escola municipal e demais envolvidos no trabalho. Sem a colaboração de vocês esta ação não teria sido o sucesso que foi”, ressaltou Márcia Izabel. 
    © Divulgação
    Para que o atendimento chegasse a todos os munícipes, a Prefeitura disponibilizou linhas de ônibus que realizaram o traslado do público até o local. As linhas rodoviárias chegarão até as comunidades Vila Novo Belo Horizonte, Assentamento Santa Fé e propriedades rurais da região. 

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Célia Regina Furtado, foram atendidas uma média de 80 mulheres e 100 homens. Para o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva o sucesso do evento se deu por conta da união entre os envolvidos. “Podemos fazer algumas coisas sozinhos, mas juntos faremos sempre muito mais. Este evento superou todas as nossas expectativas e estamos imensamente satisfeitos com o resultado”, disse o prefeito. 
    © Divulgação
    Os procedimentos foram realizados durante todo o dia e as ações dos programas Saúde do Homem e da Mulher contaram também com a distribuição de kits para os participantes, Espaço Beleza, com cortes de cabelo e maquiagem disponibilizados pelo Sindicato Rural e parceiros, além da emissão de documentos RG e CPF, orientações sobre o Agosto Lilás e Cadastro Único, além de outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

    A novidade da edição em Alcinópolis foi a avaliação e orientação nutricional e odontológica, além do trabalho de educação ambiental com informações, riscos e prevenção de queimadas, sobre a coleta seletiva e reciclagem. O Espaço Ambiental foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, em parceria com o IBAMA, com a presença do Superintendente Antonio Castro, e da Polícia Militar Ambiental. 

    Participaram da cerimonia de abertura do evento Daniel Cochito, presidente do Sindicato Rural de Alcinópolis, os vereadores Angelo do Nicola, Ênio Queiroz e Weliton Guimarães e Terezinha Cândido, diretora secretária do Sistema Famasul e coordenadora da Unidade Educacional, no ato representando o presidente da instituição, Maurício Saito. 

    “O prefeito Dalmy está de parabéns pela equipe de trabalho. Parabenizo em especial os gestores da Secretaria Municipal de Educação, que trabalham com as crianças, que são o início de tudo e o futuro de nosso país”, ressaltou Terezinha. 

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir