CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/08/2017

    Águas Guariroba realiza oficina de sabão artesanal no Coophavila

    © Divulgação
    A Águas Guariroba realiza oficina de fabricação de sabão e sabonetes artesanais aos moradores do bairro Coophavila. A atividade gratuita prossegue até amanhã, dia 18 de agosto.

    A fabricação, com óleo de cozinha usado, se dá pelo processo de saponificação a frio, que segundo o professor ministrante da oficina, Robson Oliveira, torna o procedimento muito mais rápido e prático.

    “Em dois minutos e meio já temos sabão pronto! Um litro de óleo contamina muitos litros d’água. Quando ele é jogado na natureza, no ralo da pia, você já está contaminando de alguma forma. Com 600ml de óleo usado produzimos sete sabonetes, limpos e sem resíduo”, contou o professor.

    Além de sabão em barra, ainda há a possibilidade de produzir sabonete líquido, expandindo as variedades de venda. “Outra vantagem da oficina é por também ser um curso de geração de renda. Quem aprende a produzir, nunca mais precisará comprar sabão e ainda tem a chance de vende-lo”, completou Robson.

    A estudante de Artes Visuais e educadora Luciene Oliveira, de 48 anos, viu uma nova oportunidade: “Trabalho fazendo e ensinando Artes, vim aprender para poder ensinar”.

    O óleo usado também pode ser armazenado em garrafas PET e entregue a uma empresa de reciclagem ou pontos de coleta.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir