CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/07/2017

    TRÊS LAGOAS| Motoristas da Educação recebem treinamento por parte da SEINTRA e CETRAN

    O foco do curso foi dar condições para que os motoristas tenham a devida postura perante as crianças que utilizam o transporte

    © Divulgação

    Além do bom atendimento nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) a Prefeitura de Três Lagoas priva por dar condições ideais de transporte aos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME), por isso os motoristas dos ônibus escolares receberam, nesta terça-feira (12), no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”, uma capacitação ministrada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio da Diretoria de Trânsito, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

    Conforme Creusa Ramos, diretora de Trânsito da SEINTRA, esse é o segundo encontro com os motoristas apenas nesse ano, com o intuito de capacita-los e muni-los de informação sobre o que a legislação exige tanto deles, quanto das condições ideais dos veículos.
    © Divulgação
    Para a presidente do CETRAN, Regina Maria Duarte, essa reciclagem constante é muito importante, pois os motoristas vão além do que apenas conduzir o ônibus, eles também têm o papel de educadores. “São eles que vão orientar as crianças durante todo o percurso no intuito de evitar bagunça dentro do veículo, não passar pela frente do ônibus após o desembarque e sobre a importância de usar o cinto, dentre outras diversas situações que exigem do condutor conhecimento para não passar informações erradas”, explicou.
    © Divulgação
    Creusa, por sua vez, ressalta que os motoristas têm que ter uma posição de respeito perante os alunos desde o primeiro dia, tornando-se um hábito das crianças no momento em que estão dentro do veículo cumprir essas regras. “O Órgão de Trânsito tem duas faces, que é a de educar e dar condições para que se cumpra a lei e a outra que é fiscalizar. Com esse treinamento, é possível inibir falhas, pois são pequenos detalhes que fazem toda a diferença”, explica.

    Segundo o agente da autoridade de trânsito, Marcos Costa, essa reciclagem, assim com outras que já ocorreram, é fundamental. “Os motorista têm que orientar as crianças desde o embarque até o destino final, como por exemplo, não permitir que elas passem pela frente do ônibus ao descerem, pois como o veículo é alto ele pode não vê-la e acontecer o pior e é por esses detalhes pequenos que essa orientação é tão importante”, finalizou. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir