CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/07/2017

    TRÊS LAGOAS| Mamógrafo passa por reparos e aguarda aval da Vigilância Estadual de Saúde para reiniciar exames

    Liberação consiste na aprovação do laudo de levantamento radiométrico para segurança dos servidores e das pacientes

    © Divulgação
    O aparelho de mamografia, instalado na Clínica da Mulher, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas, passou recentemente por reparos e, brevemente, voltará a ser usado, atendendo às requisições de exames, conforme agendamento e controle da Central de Regulação.

    Realizados os reparos de manutenção, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS, contratou empresa especializada para realização do necessário levantamento radiométrico e controle de qualidade do aparelho que está instalado na Clinica da Mulher.

    O laudo deverá, nos próximos dias, ser encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual, que emitirá parecer para a liberação do funcionamento do mamógrafo e realização dos exames.

    As informações são da diretora do Departamento Administrativo e Financeiro de Saúde, Elaine Cristina Ferrari Fúrio. “É um aparelho que exige cuidados especiais no seu manejo, para que não ocorram casos de efeitos radiológicos”, resumiu Elaine Fúrio.

    IMPORTÂNCIA

    A mamografia é importante para a prevenção do câncer de mama, porque é o método mais efetivo de diagnóstico precoce. É um exame radiológico em que é possível detectar o câncer em estágio ainda curável.

    Segundo os profissionais da saúde, o objetivo da mamografia é produzir imagens detalhadas com alta resolução espacial da estrutura interna da mama para possibilitar bons resultados diagnósticos. A diferença radiográfica entre o tecido normal e o tecido doente é extremamente tênue; portanto, a alta qualidade do exame é indispensável para alcançar uma resolução de alto contraste que permita essa diferenciação.

    Graças à contratualização de serviços da SMS com o Hospital Auxiliadora, a população de Três Lagoas poderá contar com os serviços de mamografia, não só da Clinica da Mulher, mas também no hospital conveniado, “porque partilhamos da necessidade e da importância deste exame para a saúde da mulher”, informou a diretora de Saúde.

    “No entanto, devido ao aumento da demanda, é importante que o mamógrafo da Clínica da Mulher volte logo a funcionar para reduzir o tempo de espera”, observou Elaine.

    Ela explicou que a mamografia é um exame que possibilita a visualização da região interna das mamas, verificando como está a saúde da paciente que passa pelo exame. 


    Fonte: ASSECOM
    Imprimir