CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/07/2017

    SAÚDE| Pessoas com transtorno bipolar ‘envelhecem’ mais rápido, afirma estudo

    Pesquisa analisou DNA de portadores da doença e encontrou evidências de envelhecimento biológico.

    O transtorno bipolar pode ser um indicador de envelhecimento acelerado (Foto: Creative Commons/CC0 Public Domain)
    Indivíduos com histórico de transtorno bipolar  podem "envelhecer" mais rapidamente que aqueles sem histórico da doença. A pesquisa do New King's College de Londres foi publicada nesta quarta-feira (26) na revista científica "Neuropsychopharmacology".

    O achado pode explicar o porquê de taxas de doenças relacionadas ao envelhecimento -- como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade -- são maiores entre pacientes com o transtorno.

    Para medir o envelhecimento, pesquisadores estudaram cromossomos de 63 pacientes com transtorno bipolar, 74 parentes de primeiro grau desses indivíduos e também de 80 pessoas saudáveis.

    Após análise, eles encontraram que pessoas com a doença possuem telômeros mais curtos. Telômeros são estruturas presentes no final de cromossomos que “protegem” o DNA do envelhecimento.

    Ainda, quando comparados com pessoas saudáveis, parentes de portadores do transtorno bipolar também possuíam telômeros mais curtos. O achado indica que fatores genéticos podem ser uma das causas do envelhecimento acelerado nessas pessoas.

    Por G1
    Imprimir