CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/07/2017

    Projeto de lei de Renato Câmara inclui Feira de Sementes Crioulas no calendário de eventos de MS

    Deputado Renato Câmara quer que tradicional feira da agricultura familiar realizada Juti entre para o Calendário Oficial de Eventos do Estado © Toninho Souza
    O Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 3.945/2010, pode receber mais uma festividade, a Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos, caso o projeto de lei apresentado ontem (11) seja aprovado. A proposta é de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB), que justifica que a Feira, realizada anualmente no terceiro fim de semana do mês de julho no município de Juti, é de tradicional importância para a Agricultura Familiar do Estado.

    Nesta edição, a feira completa 13 anos. Conforme o deputado, ao longo dos anos, o evento tem se notabilizado por estimular entre os agricultores familiares, comunidades tradicionais e instituições de ensino a troca de experiências, propiciando o intercâmbio e discussões que visem a adoção de práticas de uso sustentável dos recursos naturais, além de troca de sementes nativas e crioulas.

    No ano passado, a feira contou com a presença quase mil pessoas, incluindo a participação de agricultores de outros países. “O evento completará 13 anos e tem o objetivo de promover e conservar a agrobiodiversidade junto às comunidades rurais e indígenas do município, buscando incrementar a produção de alimentos e resgatar as sementes, promovendo trocas, espaços para oficinas, minicursos e outras atividades”, explicou Renato Câmara, que é um dos defensores da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

    Agora a proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis, para depois ser votada em primeira discussão pelos deputados.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Henrique de Matos
    Imprimir