CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2017

    MS tem geada em 13 municípios e temperaturas abaixo de zero grau

    Mínima foi de -0,7°C em Amambai, no sul do estado.

    Geada em Ponta Porã no final da madrugada (Foto: Deginaldo Alves/ TV Morena)
    A madrugada de terça-feira (18) foi de frio intenso e temperaturas abaixo de zero grau em Mato Grosso do Sul.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar -0,7°C no começo da manhã em Amambai, no sul do estado. A sensação térmica foi de -9°C, conforme o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

    Ele explicou ao G1 que a estimativa da sensação térmica é calculada considerando a temperatura registrada pelos termômetros e a intensidade dos ventos.

    Temperaturas negativas também foram registradas em Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, onde a mínima chegou a -0,3°C e a sensação foi de -10°C.

    A geada marcou presença em pelo menos 13 municípios sul-mato-grossenses, segundo dados do meteorologista Natálio Abrahão Filho. O fenômeno foi mais forte em Amambai, Bela Vista, Dourados, Itaquiraí, Juti, Ponta Porã, Sete Quedas e Sidrolândia; e mais leve em Campo Grande, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

    E mesmo 'geando', a arquiteta Angélica Jacob Saliba Rebello não deixou de ir ao treino. Ela saiu de casa ainda de madrugada, quando os termômetros marcavam 4ºC em Campo Grande, e chegou ao box enrolada em um cobertor.

    "Foi inacreditável. Dentro de casa tudo bem, você toma banho quente, mas, só de sair de casa para entrar no carro e sair do carro pra entrar na academia, isso não é legal, parece que você está levando uma surra. O frio dói pra caramba", explicou.

    Pensando nisso, Angélica tomou um banho quente e, quando foi se trocar, pegou um cobertor pra reforçar o agasalho.

    "A gente treina, chega debaixo das cobertas, mas, vai treinar", falou.
    Moradora de Campo Grande foi treinar enrolada no cobertor (Foto: Angélica Jacob Saliba Rebello/ Arquivo Pessoal)
    Alerta

    O Inmet emitiu alerta para perigo de declínio de temperatura até a quarta-feira (19). A massa fria e seca de ar pode provocar geada ao amanhecer no sudeste, sudoeste, sul e centro, mas, durante o dia o sol volta a aparecer. A umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 15% no centro-sul.

    As chances de geada continuam na quarta-feira (19), quando as temperaturas voltam a subir lentamente. O fim de semana ainda deve ter mínimas de 11°C no sábado (22) e de 16°C no domingo (23), conforme a meteorologia.

    Essa é a terceira onda de frio que atinge o estado neste ano, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

    Ele explica que a onda de frio é consequência de uma massa de ar polar que se desloca pela Cordilheira dos Andes e atinge o Brasil e derruba as temperaturas no oeste/sul de Mato Grosso do Sul.

    O meteorologista lembra que, apesar do frio nesta semana, as mínimas estão mais amenas se comparadas com o inverno de 2013, que foi um dos mais rigorosos da história.

    A próxima massa de ar polar está prevista para chegar ao estado na primeira semana de agosto, mas deve ser menos intensa.
    Frio de 4°C não impediu campo-grandenses de treinar logo cedo (Foto: Angélica Jacob Saliba Rebello/ Arquivo Pessoal)

    Por Gabriela Pavão, G1 MS
    Imprimir