CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/07/2017

    Desfiliação em massa de sindicato faz deputados pedirem investigação de supermercado de Nova Andradina

    Deputados protocolam pedido no Ministério Público do Trabalho e na Superintendência Regional do Trabalho © Divulgação
    Nesta semana, os deputados João Grandão e Zeca do PT protocolaram ofício de solicitação de instauração de inquérito civil no Ministério Público do Trabalho, junto ao Procurador Dr. Iran Sebastião Meneghelli Filho; e na Superintendência Regional do Trabalho, junto ao Superintendente do Trabalho, Dr. Vladimir Stuck.

    Os parlamentares reivindicam que seja investigado um supermercado do município de Nova Andradina. Somente nos dias 27 e 28 de junho, 75 trabalhadores/empregados do ramo do comércio, mais especificamente funcionários do supermercado, pediram a desfiliação do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Andradina.

    © Divulgação
    A informação que chegou aos deputados, por meio dos próprios trabalhadores, é que seu empregador exigiu, como condição de assegurar os empregos, a desfiliação coletiva no sindicato. Apavorados e com medo de perder o emprego, fonte de sustento da família, muitos acabaram cedendo à pressão.

    O deputado João Grandão destacou que a liberdade sindical e a livre associação ao sindicato ao trabalhador estão previstas e asseguradas na Constituição Federal, na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e na Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    “Protocolamos o pedido de investigação do caso e, caso essa grave e lesiva conduta por parte do supermercado for de fato constatada, cobraremos sanções rigorosas e todas as reparações devidas”, disse o parlamentar. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir