Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    sexta-feira, 14 de julho de 2017

    COSTA RICA| Vereadores fazem sessão em busca de mamógrafo e kits esportivos

    Um mamógrafo, como este apresentando na foto, realiza exame radiológico para avaliação das mamas © Blog Radiologia RJ
    Saúde e esporte foram temas discutidos durante a 23ª sessão ordinária de 2017, da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS, realizada na manhã de terça-feira (11). Ao longo da sessão plenária, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), pediu apoio da deputada federal Tereza Cristina (PSB) na liberação de R$ 150 mil para a compra de um mamógrafo destinado à Secretaria Municipal de Saúde.

    Já a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) solicitou auxílio da Fundação de Lazer e Desporto de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e do deputado estadual Junior Mochi (PMDB) para aquisição de kits esportivos para atender atletas amadores do município.

    MAMÓGRAFO

    Ao usar a tribuna na parte inicial da sessão, o vereador Juvenal da Farmácia comentou que atualmente as mulheres costarriquenses, que precisam passar por uma mamografia, são encaminhadas para Campo Grande-MS, onde realizam o exame. Segundo ele, atualmente esse encaminhamento é feito com bastante agilidade pelo município, mas se a Secretaria Municipal de Saúde contar com um mamógrafo próprio os exames ocorrerão com uma maior rapidez ainda, e sem que as pacientes precisem se deslocar até a capital.

    A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo.

    “Um mamógrafo em Costa Rica vai evitar que as mulheres tenham que ir em Campo Grande para fazer uma mamografia, apesar de que nós não temos fila de espera de mamografia aqui em nosso município, pois os exames têm sido feitos o mais rápido possível, porque é algo que não se pode esperar. Mas se disponibilizar para a nossa cidade, melhor ainda”, defendeu Juvenal.

    O vereador explicou que a deputada federal Tereza Cristina já assegurou R$ 150 mil de emenda parlamentar para a aquisição do mamógrafo. Porém, falta apenas o Governo Federal liberar a quantia e efetuar o repasse.

    O pleito do vereador Juvenal foi endossado pelos vereadores da bancada do PSB na Câmara, Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix, Rosângela Marçal Paes e Lucas Lázaro Gerolomo. Na tarde da última terça-feira, os cinco edis assinaram em conjunto um ofício que foi encaminhado para Tereza Cristina. No documento, os vereadores do PSB solicitam a intervenção da deputada junto ao Governo Federal, no intuito de agilizar a liberação dos recursos.

    “Já que a Tereza Cristina, que é do nosso partido, disponibilizou essa verba, nós vamos correr atrás, cumprindo a nossa função de vereadores”, ressaltou Juvenal da Farmácia.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a junho desse ano, 157 mulheres de Costa Rica foram encaminhadas para Campo Grande, onde realizaram mamografia, o que representa uma média de 26 pacientes por mês.

    KITS ESPORTIVOS

    E a Câmara de Vereadores de Costa Rica trabalha para garantir material esportivo para atletas amadores do município. Na sessão plenária da última terça-feira, a vereadora Rosângela Marçal apresentou uma indicação, endereçada ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, e ao diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

    Na indicação, a parlamentar costarriquense pede diversos itens para atender o esporte amador praticado no município, o que inclui seis kits de uniforme (camisa, calção e meiões), quatro kits de jogos de coletes de cores distintas, para treinos; dez bolas de futsal; dez bolas de futebol de campo; quatro bicos e bombas de ar; quatro luvas para goleiros; seis jogos de redes de gol de futebol de campo; e seis jogos de redes de gol de futebol society.

    Há um pouco mais de um mês, os vereadores Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), e Rayner Moraes Santos (PR), viajaram até Campo Grande, onde se reuniram com Marcelo Miranda e com o deputado estadual Paulo Corrêa (PR). Na ocasião, os dois vereadores costarriquenses também solicitaram a disponibilização de materiais para o esporte amador em Costa Rica. Conforme Cocó, o diretor-presidente da Fundesporte assumiu o compromisso de atender o pedido.

    Os vereadores Tonin Félix e Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT) também fizeram a mesma solicitação para a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), quando ela veio a Costa Rica no mês passado, acompanhando o governador Reinaldo Azambuja, que cumpriu agenda no município. Inclusive, já na semana passada, Biri viajou a Campo Grande e protocolou um ofício (pedindo kits esportivos) no gabinete de Mara Caseiro, na Assembleia Legislativa.

    “Nós vereadores somos parceiros e estamos aqui para trabalhar pela nossa sociedade. O meu pedido engrandece e fortalece o pedido dos demais colegas, e juntos cobramos o mesmo objetivo”, explicou a vereadora Rosângela.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Ademilson Lopes
    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS