CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/07/2017

    BOATO| Não acredite nesta nova mensagem que está circulando pelo Facebook

    © Reprodução
    Uma corrente começou a se espalhar nesta quinta-feira, 13, pelo Facebook nos EUA e em pouco tempo chegou ao Brasil. A mensagem, passada de usuário em usuário, diz que um hacker chamado Jayden K. Smith está tentando invadir perfis por meio de uma solicitação de amizade.

    Mas como muita coisa que é passada adiante por redes sociais, essa história também é falsa. Não há qualquer hacker conhecido atualmente que atenda pelo nome de Jayden K. Smith. E mesmo se existisse, não há como um hacker tomar o controle do seu perfil com uma simples solicitação de amizade.
    Ainda assim, a mensagem tem assustado alguns usuários pelo teor alarmista. Também não se trata de um golpe, já que nenhum dado particular ou informação sigilosa é exigido, e nem de um vírus, já que não há links sendo compartilhados e nem pedido de download de qualquer arquivo.

    Tudo não passa de uma teoria da conspiração, um boato sem fundamento como aquele de que o “WhatsApp será pago” ou a famosa campanha de “copie e cole este texto no seu mural”. O único risco sério é a desinformação. O próprio Facebook confirmou, em nota enviada ao Olhar Digital, que a história é falsa.

    “Nós estamos cientes de que algumas pessoas estão compartilhando uma mensagem encaminhada, com seus amigos no Messenger, que diz que sua conta pode estar em risco. Este é um boato. Aceitar um pedido de amizade no Facebook ou Messenger não dá a ninguém o controle de seu computador ou contas on-line”, disse a empresa.

    Vale lembrar que o Facebook enfrenta um problema sério para lidar com a propagação de boatos e notícias falsas pelo feed da rede social. Além disso, há diversos relatos de pessoas que perderam dinheiro ou até a vida por conta de mentiras compartilhadas pela internet. Portanto, sempre desconfie de histórias como a do “hacker” Jayden K. Smith.

    Fonte: Olhar Digital
    Imprimir