CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/06/2017

    BATAGUASSU| Prefeitura e Governo do Estado inauguram Núcleo do IML no município

    © Micael Nunes
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inauguraram na sexta-feira, dia 9 de junho, o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Bataguassu. O município passa a ser o primeiro do Estado a ter um núcleo do Instituto Médico Legal (IML) em funcionamento sem ser sede de regional de polícia.
    © Micael Nunes
    A solenidade realizada no Centro de Especialidades Médicas às 16h30 reuniu autoridades municipais, representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros local e contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, além do prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

    No ato, a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, agradeceu a todos os servidores envolvidos no projeto assim como a confiança do Governo do Estado no município, que culminou com a vinda do Núcleo para Bataguassu após a assinatura de um termo de cooperação mútua entre município e Estado no ano passado.
    © Micael Nunes
    Para o funcionamento, a Secretaria de Estado de Segurança, por meio do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) ofereceu capacitação aos médicos locais cedidos pela Prefeitura para realização dos procedimentos necessários dentro do instituto (exames necroscópicos, de lesão corporal e sexual). A Prefeitura, dentro do processo, ofereceu a estrutura física para abrigar o IML, além de materiais de trabalho, insumos e o pagamento dos profissionais que realização o serviço dentro do órgão.

    O Núcleo de Perícia contará com a atuação dos médicos Erika Marcia Pesenti de Campos, José Ricardo Martines Balbino e Eder Nascimento.
    © Micael Nunes
    Maria Angélica lembrou que desde a assinatura do termo de cooperação, o município vem se aperfeiçoando para iniciar o trabalho. “É um trabalho extremamente importante para o município e desde que foi firmada a vinda, viemos nos aperfeiçoando para que possamos oferecer um trabalho de qualidade a nossa população, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade”, comentou ela.

    A secretária destacou ainda em sua fala que o próximo passo será angariar recursos para subsidiar a construção da sede própria para o IML local. “Será uma forma de dar um passo ainda maior no nosso trabalho”.

    O presidente da Câmara de Vereadores de Bataguassu, Márcio Carlos da Fonseca, salientou a importância da vinda do IML para o município e parabenizou a administração municipal assim como o Governo do Estado pelo trabalho desenvolvido para que esse momento acontecesse. 
    © Micael Nunes
    Já o secretário de Estado, José Carlos Barbosa disse em seu pronunciamento que o ato é emblemático por ser o primeiro núcleo do Imol celebrado em um município do interior do Estado e destacou o empenho do gestor municipal assim como a secretária da pasta para a instalação do IML no município.

    Barbosinha relatou saber da necessidade do Instituto para o município principalmente no que se refere a morosidade para a liberação de corpos após ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas e até mesmo em situações de vulnerabilidade. “É muito importante facilitarmos esse trabalho se tratando de situações em que se exigem mais agilidade. Sabemos a demora em ter que enviar os corpos para outra cidade e aguardar a chegada do profissional para o atendimento, sendo que o médico da própria localidade poderia realizar o mesmo trabalho. É uma semente que estamos plantando para o embrião de no futuro nós termos instalado um Instituto Médico e Odontológico Legal (Imol) completo por aqui”, salientou o secretário.

    Em seu pronunciamento, Caravina destacou que a implantação do IML em Bataguassu é um sonho antigo de delegado e agradeceu ao Governo do Estado pela agilidade e resolutividade para a instalação do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal no município. “É uma ação de grande importância que vai minimizar o sofrimento das famílias, o que acompanhamos por muitos anos quando ocorrido algum acidente na rodovia e que tínhamos a necessidade de enviar o corpo para exames necroscópicos em Nova Andradina ou Dourados. O IML em Bataguassu dará maior agilidade para a liberação dos corpos, dando mais dignidade as famílias”.

    O prefeito lembrou ainda que Bataguassu já é considerado polo em educação e em saúde e que busca agora ser polo regional na área da segurança pública. “Com essa proposta, teríamos no município uma Delegacia Regional de Polícia Civil, uma Delegacia da Mulher, o IML completo, o Instituto de Criminalística e uma Delegacia da Mulher. O município está disposto em auxiliar financeiramente o Estado na questão de estrutura física, o que vai tornar esse sonho em realidade”, explanou ele.

    Caravina também agradeceu ao secretário pelos investimentos realizados na área da segurança pública no Estado. “Nunca foi feito tanto investimento em equipamentos e viaturas para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o que demonstra a preocupação e sensibilidade do atual governo com relação a uma melhor segurança pública para a população”, finalizou o prefeito.

    VIATURAS

    Durante a inauguração, Barbosinha comentou sobre a importância da realização dos investimentos na área de segurança pública do Estado. Só Bataguassu foi contemplada com quatro novas viaturas zero quilômetro, sendo duas para Polícia Civil e duas para Polícia Militar, com câmbio automático e caracterizadas. Cada veículo custou R$ 128 mil.

    No final do ano passado, o Corpo de Bombeiros também recebeu uma viatura de resgate para utilização no município. Todos os veículos são frutos do programa MS Mais Seguro. “Mesmo diante do momento de crise, o Governo do Estado tem conseguido usar a criatividade e fazer investimentos. Só na área da Segurança Pública são mais de R$ 100 milhões em investimentos”, comentou o secretário. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir