CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/06/2017

    ANAURILÂNDIA| Prefeitura quer usar lago da usina Sérgio Mota para fomentar criação de peixes

    Cesar Moura - coordenador de pesca e aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul © Divulgação
    Com uma extensão de pouco mais de 100 quilômetros de lago e cerca de 70 mil hectares de área alagada, o município de Anaurilândia pretende utilizar todo este recurso na criação de peixes através do sistema tanque redes, ou seja, estruturas no modelo gaiolas em formatos retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior.
    Elizeu Gonçalves Muchon - Secretário de Desenvolvimento Econômico © Divulgação
    O assunto vem sendo debatido desde janeiro deste ano pelo prefeito Edinho Takazono (PMDB) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Elizeu Muchon, que vem realizando estudos e buscando parceiros para a implantação do projeto que, segundo eles, visa aumentar a renda de pequenos e médios produtores do município.
    Edson Stefano Takazono - Prefeito Municipal © Divulgação
    De olho neste negócio, o Governo Municipal realizou, na última quarta-feira (14), uma reunião que contou com as presenças do coordenador de pesca e aquicultura do Estado de Mato Grosso do Sul, Cesar Moura, e do superintendente do Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste), Antônio Carlos Nantes de Oliveira. Na ocasião foram discutidas e apresentadas todas as viabilidades para o desenvolvimento do projeto de exploração e criação de peixes, não só no lago da usina, mas também no sistema de tanques escavados.

    Durante o evento foram debatidos diversos assuntos, dentre eles, sistemas de criação, viabilidades econômica, parcerias, além de linhas de financiamentos para fomentar o projeto. Na oportunidade, participaram, além de produtores, outras pessoas interessadas em iniciar na criação de peixes.

    Para o secretario Elizeu Muchon, os pequenos municípios vêm, nos últimos anos, sofrendo muito devido à escassez de recursos financeiros, por isso se faz necessário procurar alternativas de geração de emprego e renda para poder amenizar esse impacto. Segundo ele, esse projeto já se transformou em uma obsessão por parte da Administração Municipal, que vem buscando nos últimos meses, através de estudos, toda a sua viabilidade. Nas palavras dele, a Câmara Municipal já tem sinalizado apoio no sentido de criar este projeto de geração de emprego e renda.

    O secretário se mostrou confiante e disse contar tanto com o apoio do coordenador de pesca do Estado, como da Sudeco no sentido de apoiarem iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Anaurilândia.

    Já o prefeito Edinho falou da importância do uso dos recursos naturais tanto na criação e geração de emprego e renda, quanto na exploração do turismo. Para o gestor, não se pode ter uma alternativa como essa de explorar o lago da usina Sérgio Mota e ficar de braços cruzados vendo o tempo passar. “Quero dizer que grande objetivo de nossa administração é gerar emprego. Não podemos mais dar só o peixe e sim dar a vara em ensinar a nossa população a apreender a pescar sozinha, desta forma, gerando sua própria renda”, explicou.

    O chefe do Executivo discorreu ainda sobre a escassez do peixe no lago e que é preciso criar alternativas para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor, através da geração de emprego e renda. Ao final do evento, tanto o coordenador de pesca do Estado Cesar Moura, como o superintendente do Sudeco, Antônio Carlos, se mostraram interessados em formar uma parceria no sentido de desenvolver o projeto tanto de piscicultura (criação de peixe em tanque escavado), como de aquicultura (criação de peixe no sistema tanque rede) no município de Anaurilândia.

    De acordo com projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal, todo o estudo visa criar centenas de empregos diretos e indiretos. Ainda segundo levantamento, é possível que toda a produção seja comercializada tanto no mercado interno, como externo, através de exportação. 


    Fonte: novanews.com.br
    Imprimir