CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/05/2017

    Tecnologia para produção na bovinocultura é debatida em seminário na 53ª Expoagro

    © Divulgação
    As características que envolvem o sistema intensivo na bovinocultura foram discutidas durante seminário realizado na tarde desta terça-feira (16), em Dourados, na 53ª Expoagro. O assunto foi abordado pelo zootecnista e gestor de desenvolvimento rural da AGRAER - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Roberto Sanches Nakayama, que ministrou a palestra “Tecnologia para a produção do leite a pasto”. 

    Um dos principais desafios da atividade é aumentar a produtividade e também a renda dos produtores, que têm neste trabalho sua principal fonte de renda. De acordo com o zootecnista, o segredo para incrementar o desempenho é planejar o futuro e ousar em investimento. 

    Nakayama afirma ser necessário aumentar a produção para garantir mais renda. E para que isso seja feito, é essencial fazer ajustes e planejar a atividade a ser desenvolvida no campo, unidos técnicos e produtores rurais, objetivando o refinamento do manejo. Desta forma, segundo o especialista, é possível melhorar instalações e controle genético do rebanho, bem como montar um programa de inseminação artificial, o que pode possibilitar ganhos em produtividade e, consequentemente, em renda. 

    Outro fator fundamental elencado pelo palestrante é a importância de um planejamento de curto, médio e longo prazo. “É necessário colocar tudo isso no papel e estabelecer metas. Como fazer isso? Minha propriedade oferece condições? Importante ter visão crítica do trabalho e ver como ele está. A tomada de decisão e execução deve ser planejada”, salienta. 

    A 53ª Expoagro oferece ampla programação com simpósios, palestras e eventos técnicos, além de área expositora, leilões, alimentação e parque infantil.

    Sobre a Expoagro

    A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UFGD, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir