CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/05/2017

    SAÚDE| Sinais de que você está a um passo de um esgotamento nervoso

    Estar atento aos primeiros sintomas é a melhor forma de prevenir o colapso mental

    © DR
    O esgotamento nervoso (termo não-médico também denominado de colapso mental) é a condição resultante de um ataque grave de uma doença mental.

    Um esgotamento nervoso pode surgir como resposta a um ataque súbito de ansiedade, mas também como consequência de uma agravamento da depressão. Contudo, independente da doença mental que o desencadeia, o colapso é diagnosticado quando a pessoa já não é mais capaz de realizar as tarefas do dia a dia.

    De acordo com o site da revista Prevention, a psicologia moderna associa ainda o esgotamento nervoso à incapacidade cada vez mais notória das pessoas em conseguirem lidar com as emoções e com o estresse (e com estes dois fatores em simultâneo). A melhor forma de prevenir o esgotamento é através da conversa e da capacidade de revelar o que vai na alma, pois o silêncio pode ser, muitas vezes, o pior inimigo.

    “O que é importante entender é que um esgotamento nervoso é, normalmente, um indicador de problemas de saúde mental subjacentes que podem ser tratados”, diz Healther Senior Monroe, mentor de um dos principais centros de saúde mental dos Estados Unidos.

    Prestar atenção a alguns dos sintomas que o corpo e a mente vão dando é a melhor forma de prevenir o colapso mental, diz a revista, listando os sinais aos quais as pessoas, os médicos e os familiares devem prestar atenção.

    1 – Ter uma doença mental mal diagnosticada ou cujo tratamento não é adequado. De acordo com Monroe, “qualquer pessoa pode ter uma crise de saúde mental”, mas esta é mais frequente quando existe já um problema do foro mental subjacente, isto é, este tipo de colapsos é mais comum em pessoas com depressão, ansiedade, distúrbios mentais, etc. O acompanhamento regular junto de um médico é fundamental.

    2 – Consumo abusivo de bebidas alcoólicas e/ou medicamentos. Quando a pessoa está prestes a ter um colapso, é comum que tente encontrar algum tipo de conforto ou forma de controle, porém, a tendência é para ter comportamentos abusivos que, na verdade, nada mais fazem do que agravar a situação.

    3 – Muito estresse (sempre). Já é conhecimento comum que o estresse é o maior inimigo da saúde e a incapacidade das pessoas fazerem frente a esta condição é cada vez menor, deixando-as à mercê de todas as consequências associadas ao elevado nível de cortisol no organismo.

    4 – Ter ataques de pânico ou ponderar por fim à vida. É impossível saber o que se passa na cabeça de uma pessoa e, por isso, o diagnóstico nem sempre é célere e eficaz, o que faz com que a pessoa se sinta mais e mais estressada, sozinha e incapaz, sofrendo, com isso, ataques de pânico e ponderando até o suicídio. Para o especialista, os ataques de pânico recorrentes num curto espaço de tempo são um dos principais sinais de alerta.

    5 – Sensação de dormência. A apatia, a sensação de dormência e não presença do corpo é também um sinal de alerta, diz a publicação, salientando que estes são os sintomas mais comuns de depressão, uma das doenças mentais que mais desencadeia os esgotamentos nervosos.

    6 – Incapacidade de levar a vida normalmente. Quando as tarefas diárias não são mais realizáveis da mesma forma e a pessoa se sente incapaz de ter uma vida normal, então está mais do que na hora de agir.


    Fonte: NAOM

    Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/382188/sinais-de-que-voce-esta-a-um-passo-de-um-esgotamento-nervoso
    Imprimir