CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/05/2017

    Na abertura da Ação Global 2017, Longen afirma que evento é um desafio de cidadania

    © Divulgação
    Durante a abertura da Ação Global 2017 realizada neste sábado (27/05) em Três Lagoas (MS) pelo Sesi e pela Rede Globo, por meio da afiliada TV Morena, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que o evento representa um grande desafio, tanto para a equipe do Sistema Indústria quanto para os demais parceiros. Para ele, trata-se de uma contribuição de cidadania de uma série de empresários, sem os quais seria impossível oferecer uma gama tão grande de serviços essenciais à população de forma gratuita.

    © Divulgação
    “Esperamos realizar, hoje, mais de 20 mil atendimentos. O fato de poder oferecer um dia diferente à população de Três Lagoas nos enche de orgulho e faço questão que todos saibam que a escolha da cidade que receberia a Ação Global não foi aleatória. Estamos na capital industrial do Estado, local em que a comunidade, muito bem representada por seus líderes, é reconhecida por demonstrar interesse em iniciativas sociais, de capacitação e de qualificação profissional”, elogiou o presidente.

    Bergson Amarilla, superintendente do Sesi, fez um discurso de boas-vindas aos presentes, lembrando que a Escola do Sesi de Três Lagoas, inaugurada em novembro de 2016, oferece à comunidade uma educação de qualidade com estrutura diferenciada e, por isso, foi escolhida para receber o evento deste ano. “Além disso, é um imenso prazer abrigar este dia intenso de cidadania, educação e saúde”, pontuou.

    © Divulgação
    Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Cláudio Jacinto Alves, a Ação Global ajuda a divulgar amplamente a preocupação do Sistema Indústria com a questão social. “E por se tratar de um evento atípico, consegue atrair a atenção da população em geral, que tem acesso a uma série de serviços gratuitos. Os resultados sempre são positivos e merecem ser reconhecidos por sua amplitude”, destacou.

    Para Rivando Messias, gerente-regional da TV Morena em Três Lagoas, a megaestrutura do Sesi é determinante para o sucesso do evento. “Quem viaja bastante consegue perceber que a estrutura do Sesi de Três Lagoas é diferente do que a gente vê por aí. Ciente dessa vantagem, espero que todas as pessoas consigam receber o atendimento que vieram buscar e que, ao final da Ação Global 2017, possamos comemorar um número recorde de serviços prestados”, afirmou.

    Para o superintendente-regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck, ações que facilitem a reinserção no mercado de trabalho merecem ser reconhecidas. “Em um cenário nacional de 14 bilhões de desempregados, é preciso considerar os que não conseguem oportunidades por causa de problemas com documentação e até mesmo com o próprio currículo. Tudo isso é oferecido pela Ação Global, além de uma série de informações e consultas práticas, sempre em benefício da população”, ressaltou.

    Também estiveram presentes na abertura da Ação Global 2017 os diretores da Fiems José Paulo Rímoli, Zigomar Burille e Juarez Falcão, além do diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero. Na abertura do evento, as pessoas formaram filas para garantir atendimento nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer.

    Esse foi o caso de Marcionei Regis Mendes Souza, 34 anos, que chegou ao Sesi às 20 horas de sexta-feira (26/05) e foi a primeira pessoa da fila. Desempregado, vai cadastrar o currículo em busca de vaga no mercado de trabalho, emitir segunda via de RG e CPF e cortar o cabelo. "Uma oportunidade dessa a gente não pode deixar passar. Tem que fazer tudo que for possível", declarou.

    A segunda pessoa da fila foi Fabiano Leite Ferreira, 35 anos. Desempregado e vivendo em situação de vulnerabilidade social, ele alterna temporadas em casas de apoio e nas ruas de Três Lagoas. “Já trabalhei como eletricista de manutenção, com suporte técnico de informática e de alarme. Venho para cadastrar meu currículo e vou aproveitar para buscar atendimento odontológico”, contou.

    O aposentado Braz Toledo, de 85 anos, encabeça a fila preferencial. Chegou aos portões do Sesi às 6h deste sábado, acompanhado do amigo Benedicto Fernandes, de 75 anos. Há tempos ele sofre de catarata, diz estar praticamente cego, e vai aproveitar a Ação Global para buscar atendimento oftalmológico. Já Benedicto vai em busca de regularização de documentos. “Fiz questão de acompanhar o Braz, mas também vou aproveitar alguns serviços, principalmente na área da saúde”.

    Serviços oferecidos

    Durante o evento, serão oferecidos serviços de cidadania como emissão de CPF, inclusão bancária, emissão de 1ª via de RG, orientação jurídica, consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), consultas ao NIS (Cadastro Único e Bolsa Família) e corte de cabelo masculino e feminino.

    Já na área de saúde serão oferecidos, entre outros, aferição de pressão arterial, aferição de peso e altura (cálculo do IMC), cuidados com a saúde bucal com escovação supervisionada e raspagem, fisioterapia, ginástica, alongamento, triagem oncológica, exame de glicemia, palestra sobre primeiros socorros, mamografia, preventivo e microcirurgias.

    Na parte de educação, o Sesi e os parceiros irão disponibilizar pintura facial, educação no trânsito, atividades literárias e teatrais, orientação sobre coleta seletiva de lixo, orientação sobre poda de árvores, palestras de prevenção, eventos musicais e artísticos, recreação orientada para crianças, contação de histórias, exposição de vagas de emprego, atendimento especializado para empresários e oferta de cursos.


    Fonte: ASSECOM
    Imprimir