CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/05/2017

    MEC recua e revoga ensino à distância para ensino fundamental

    Decreto, divulgado nesta sexta, autorizava a adoção da modalidade nos anos finais para alunos que estejam "privados da oferta"

    © DR
    O MEC voltou atrás e informou na noite desta sexta-feira (26) que vai revogar o artigo do decreto que amplia de liberação de educação à distância na educação básica. O decreto, divulgado mais cedo, autorizava a adoção da modalidade nos anos finais (6º ao 9º ano) para alunos que estejam "privados da oferta" das disciplinas obrigatórias do currículo.

    Após questionamentos da reportagem, o MEC encaminhou nota em que afirma que "houve erro material na redação" do artigo que trata do tema. A retificação será enviada para publicação no "Diário Oficial" da União na próxima segunda-feira (29).

    Os termos de um decreto de 2005 (nº 5.622), que tinham sido revogados, serão restabelecidos, segundo o MEC. Neste texto, a educação à distância só podem ser oferecidas em duas ocasiões: complementação de aprendizagem e situações emergenciais. O decreto desta sexta-feira ampliava o que se chama de "situações emergenciais".

    A modalidade remota seria também possível para aluno que estejam "matriculadas nos anos finais do ensino fundamental regular e estejam privadas da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar".

    O artigo também descrevia -como já fazia a legislação anterior- como situações emergenciais alunos impedidos de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde, que estejam no exterior, vivam em localidades que não possuam rede regular, transferidos compulsoriamente para regiões de difícil acesso. O novo texto alterou a redação em mais um ponto: antes, falava-se em pessoas em situação de cárcere, o que foi alterado para "em privação de liberdade", o que inclui jovens em medidas socioeducativas.

    O MEC não detalhou como se dará efetivamente a nova redação. Com informações da Folhapress.

    Fonte: NAOM
    Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/393256/mec-recua-e-revoga-ensino-a-distancia-para-ensino-fundamental
    Imprimir