CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/05/2017

    Ação Global atrai 5,4 mil pessoas e faz 16,7 mil atendimentos em Três Lagoas

    © Divulgação
    A edição 2017 da Ação Global, realizada neste sábado (21/05) em Três Lagoas (MS), pelo Sesi e Rede Globo, por meio da afiliada TV Morena, atraiu 5.402 pessoas e fez 16.734 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer, além do sorteio de 20 bicicletas entre o público presente. O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas, foi promovido no Novo Sesi, localizado na Avenida Angelina Tebet, Bairro Santa Luzia.

    Durante a abertura do evento, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que a Ação Global representa um grande desafio, tanto para a equipe do Sistema Indústria quanto para os demais parceiros. Para ele, trata-se de uma contribuição de cidadania de uma série de empresários, sem os quais seria impossível oferecer uma gama tão grande de serviços essenciais à população de forma gratuita.
    © Divulgação
    “O fato de poder oferecer um dia diferente à população de Três Lagoas nos enche de orgulho e faço questão que todos saibam que a escolha da cidade que receberia a Ação Global não foi aleatória. Estamos na capital industrial do Estado, local em que a comunidade, muito bem representada por seus líderes, é reconhecida por demonstrar interesse em iniciativas sociais, de capacitação e de qualificação profissional”, elogiou o presidente.

    Bergson Amarilla, superintendente do Sesi, fez um discurso de boas-vindas aos presentes, lembrando que a Escola do Sesi de Três Lagoas, inaugurada em novembro de 2016, oferece à comunidade uma educação de qualidade com estrutura diferenciada e, por isso, foi escolhida para receber o evento deste ano. “Além disso, é um imenso prazer abrigar este dia intenso de cidadania, educação e saúde”, pontuou.

    Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Cláudio Jacinto Alves, a Ação Global ajuda a divulgar amplamente a preocupação do Sistema Indústria com a questão social. “E por se tratar de um evento atípico, consegue atrair a atenção da população em geral, que tem acesso a uma série de serviços gratuitos. Os resultados sempre são positivos e merecem ser reconhecidos por sua amplitude”, destacou.

    Para Rivando Messias, gerente-regional da TV Morena em Três Lagoas, a megaestrutura do Sesi é determinante para o sucesso do evento. “Quem viaja bastante consegue perceber que a estrutura do Sesi de Três Lagoas é diferente do que a gente vê por aí. Ciente dessa vantagem, espero que todas as pessoas consigam receber o atendimento que vieram buscar e que, ao final da Ação Global 2017, possamos comemorar um número recorde de serviços prestados”, afirmou.

    Para o superintendente-regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck, ações que facilitem a reinserção no mercado de trabalho merecem ser reconhecidas. “Em um cenário nacional de 14 bilhões de desempregados, é preciso considerar os que não conseguem oportunidades por causa de problemas com documentação e até mesmo com o próprio currículo. Tudo isso é oferecido pela Ação Global, além de uma série de informações e consultas práticas, sempre em benefício da população”, ressaltou. Também estiveram presentes na abertura da Ação Global 2017 os diretores da Fiems José Paulo Rímoli, Zigomar Burille e Juarez Falcão, além do diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

    Comunidade

    Na edição deste ano, o evento contou com a participação de 46 entidades parceiras e mais de 400 voluntários, entre profissionais de órgãos públicos e instituições diversas, formando um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento social e ajudar na transformação da realidade da sociedade, além de oferecer uma série de serviços.

    Os serviços foram nas áreas de educação, cidadania, lazer e saúde. Quem compareceu também pode fazer inscrição e conhecer os cursos gratuitos do Senai, enquanto o Sesi também esteve presente com orientações na área de saúde, circuito saúde, atividade de lazer e educação e o IEL fez orientações sobre estágio e cadastro de estagiários.

    Silene Franco, de 40 anos, foi cedo para a Ação Global garantir atendimento no ônibus da Cassems. “Preciso fazer a minha primeira mamografia de rotina e o mamógrafo do posto de saúde está quebrado. Então, assim que fiquei sabendo da Ação Global, achei que seria a oportunidade perfeita para garantir esse exame, que é tão importante para a saúde das mulheres”, declarou.

    A dona de casa Queiliane Aparecida Silvério levou a filha Beatriz Silvério, de 10 anos, para emitir a primeira via do RG. “É bem mais prático. A gente já aproveita e fica de olho nos outros serviços, sempre acabamos fazendo uma coisinha ou outra. Eu já estou de olho na orientação jurídica, que é uma coisa que a gente nunca sai de casa para fazer”, contou.

    Na unidade móvel que oferecia consulta oftalmológica, um dos serviços mais requisitados, Nilza Soares Folle e Fabíola Soares Folle, mãe e filha, esperavam a solução para um problema que já se arrasta a anos. “Eu tenho frequentes dores de cabeça e imagino que seja problema de visão. E minha mãe desenvolveu catarata recentemente. Nenhuma de nós teve condições de fazer uma consulta particular, então fizemos questão de procurar atendimento aqui na Ação Global”, contou Fabíola.
    © Divulgação
    Outro serviço bastante procurado é o de corte de cabelo. Por sorte, ele foi oferecido por mais de um profissional, aumentando consideravelmente o número de pessoas atendidas. Foi o caso de Juan Giliano Gomes, de 23 anos. “Eu nem estava pensando em fazer o corte, vim mais para acompanhar as ações artísticas mesmo. Mas aproveitei que estou por aqui e já resolvi unir o útil ao agradável. Vou para casa de cabelo cortado”, comemorou.



    Fonte: ASSECOM
    Imprimir