Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    terça-feira, 18 de abril de 2017

    Veja como recuperar o recibo da declaração do Imposto de Renda

    Número é necessário para acompanhar o processamento da declaração e para retificar informações.

    © Divulgação
    Se você declarou o Imposto de Renda no ano passado, recebeu uma sequência de 12 números que correspondem à identificação de sua declaração. Para declarar as contas à Receita, não é preciso informar o número do recibo, mas ele é necessário para acompanhar o processamento da declaração pela internet e para corrigir dados após a entrega, pela retificação.


    Segundo o diretor da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, caso o contribuinte precise resgatar o número do recibo da declaração do Imposto de Renda, é possível obtê-lo através do portal E-cac, no site da Receita Federal, mas é preciso ter nome de usuário e senha previamente cadastradas.

    "Para quem tem certificação digital (o chamado CPF eletrônico), basta acessar os sistemas da Receita Federal através deste dispositivo para obter uma segunda via do recibo", afirma Arrighi.

    Quem não tiver uma senha cadastrada no E-CAC nem o certificado digital, deve procurar um dos postos da Receita Federal pessoalmente para resgatar o número, acrescenta o diretor da Fradema.

    Documentos para guardar

    Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda da Crowe Horwath, explica que os principais documentos a serem arquivados são os informes de rendimentos, a cópia do arquivo enviado à Receita, inclusive impressa, e os documentos referentes às despesas declaradas para fim de abatimentos como gastos com saúde e educação.

    Guardar estes documentos é importante para o caso de o contribuinte cair na malha fina ou ter que justificar para a Receita alguma informação que venha a ser questionada ou exigida uma comprovação.

    "A Receita Federal recomenda que sejam arquivados os documentos referentes aos últimos cinco anos", lembra Nogueira. Este é o prazo fixado pela Receita para o contribuinte fazer uma eventual declaração retificadora.

    Por G1
    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS