CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/04/2017

    Temer diz que relator 'amenizou enormemente' reforma da Previdência e que 'não há razão' para rejeição

    Presidente deu declaração durante almoço como governadores na residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No encontro, ele pediu apoio dos governadores à proposta.

    © DR
    O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (25), em almoço com governadores em Brasília, que a negociação com as bancadas “amenizou enormemente” a reforma proposta pelo governo e que, por isso, não há razão para eventual rejeição à medida no Congresso.

    De acordo com o presidente, apesar das concessões em cinco aspectos incluídos na proposta original, a questão principal sobre a mudança na idade mínima não foi mudada.

    “Não há mais razão para que se diga que não se deve aprovar a reforma da Previdência”, afirmou Temer.

    A imprensa não teve acesso à reunião do presidente com os governadores. As declarações de Temer foram divulgadas após o encontro pela assessoria do Palácio do Planalto.

    “O relator [Arthur Maia, do PPS-BA] percorreu todas as bancadas, ouviu e trouxe as observações todas e eu disse: 'pode negociar'. Ele foi, negociou e amenizou enormemente aquele projeto inaugural”, afirmou Temer.

    O encontro reuniu 13 dos 27 governadores e três vices na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). De acordo com Maia, os governadores que não compareceram justificaram a ausência.

    Durante a fala, Temer pediu apoio dos governadores junto às bancadas dos estados para aprovar a medida na Câmara.

    “O que nós queríamos aqui mais precisamente ao saudá-los mais uma vez é dizer que precisamos muito desse apoio”, afirmou.

    “Eu sei que os senhores têm a compreensão de que governadores têm as mesmas dificuldades que nós temos aqui na área federal. No Brasil, nós temos que retomar essa cultura de que o governo não é de um ou alguns, mas o governo é de todos”, declarou.

    “Nós mandamos uma reforma completa, digamos assim. Mas, sabedores democraticamente de que o Congresso, que é o filtro das aspirações populares, iria naturalmente fazer uma série de propostas, como foram feitas”, afirmou.

    Temer também disse que, após ter assumido a Presidência devido ao impeachment de Dilma Rousseff, poderia “desfrutar historicamente do prazer de ser presidente”, mas que o governo atual “quer mais”.

    “Apanhamos [o Brasil] em uma situação delicada e fomos acertando pouco a pouco. Mas, para consertar, é preciso medidas às vezes chamadas impopulares porque nós nos recusamos às medidas populistas, como os senhores se recusam”, declarou.

    Por Gustavo Aguiar, G1, Brasília
    Imprimir